Estudantes visitaram a Secretaria de Educação no último dia 20

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais (SRE Sete Lagoas), foram convidados a participar do Encuentro Internacional Ondas Y Amo la Cencia, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, Bogotá, na Colômbia. Eles apresentarão uma pesquisa que resultou no desenvolvimento de um iogurte de cagaita, fruto do Cerrado, que ajuda a regular o intestino.

Essa pesquisa foi indicada pela rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC) a representar o Brasil na feira científica em função de ter obtido a 1ª colocação na FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, organizada pelo Centro Pedagógico da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu no dia 20/03, exemplares do iogurte das mãos do grupo dos estudantes “pesquisadores” Luiz Gustavo Santos Vieira, Natália dos Santos Gonçalves, Estefani Santana Santiago e Paloma Vitória Félix Duarte, todos com 16 anos e cursando o 2º ano do Ensino Médio. Eles foram acompanhados do orientador da pesquisa, o professor de Geografia Eduardo Teixeira. Macaé elogiou a inciativa e destacou a importância da iniciação científica como “incentivadora de pesquisas que despertam o interesse dos estudantes em diversas áreas do conhecimento”.

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais, foram recebidos pela Secretária de Educação. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

De acordo com o professor de geografia e orientador da pesquisa, Eduardo Geraldo Teixeira Neves, por ser uma fruta com propriedades funcionais, a cagaita, com denominação científica Eugenia dysenterica, possui um princípio ativo laxante. “Queremos mostrar que a mata do Cerrado tem diversos frutos que podem ser aproveitados. E comprovamos com os estudos que a fruta tem a função de fazer o intestino funcionar”.

A bebida foi testada com nove voluntários, que ingeriram o iogurte durante cinco dias. “Levando em consideração os hábitos alimentares de cada pessoa, conseguimos perceber que houve eficácia do produto”, disse o professor. O grupo vem desenvolvendo nova pesquisa com a folha da fruta do Cerrado, que tem propriedades que regulam o funcionamento intestinal de pessoas com intestino solto.

O projeto do iogurte foi contemplado com o 1º Lugar, na Mostra de Pesquisa Científica da escola denominada MOPEC, onde alunos de toda a escola desenvolveram projetos com o objetivo de apresentar possíveis soluções para problemas que a sociedade enfrenta nos dias atuais. Com a classificação, conquistou o direito de participar da 17ª UFMG Jovem, uma feira científica regional, realizada anualmente pela UFMG ( Universidade Federal De Minas Gerais ) que tem como objetivo descobrir novos talentos na ciência. O trabalho foi classificado em 2º lugar, entre 50 projetos de todo o estado.

A Secretária, Macaé Evaristo e Superintendente da SRE Sete Lagoa, Arquimedes, receberam uma amostra do iogurte produzido na escola de Prudente de Morais. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Selecionada para participar da 4ª FEBRAT (Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas), em outubro do ano de 2016, conquistou o 1º lugar, sendo credenciada a participar de uma Feira Internacional na Rússia, em Julho de 2017.
A pesquisa contou com a coorientação da professora de Biologia, Patrícia Mara Silva Gonçalves e do professor de Química, Pedro Gustavo de Souza Rosa.