Na Semana de Defesa do Consumidor, evento reuniu a comunidade escolar e moradores
Com o objetivo de estimular nos estudantes o consumo consciente e sustentável, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no município de Taiobeiras, norte de Minas Gerais, promoveu, em comemoração ao Dia do Consumidor (15/03), a Semana de Defesa do Consumidor. Realizada entre os dias 13 e 17 de março, a Semana contou com palestras, oficinas e jogos e reuniu a comunidade escolar e moradores da cidade.

“É um trabalho presente no calendário escolar e na rotina dos nossos alunos. Nós buscamos sair do consumo relacionado apenas ao comércio e focar também na questão ambiental, como, por exemplo, no cuidado com a água e na uso de materiais recicláveis”, explica a diretora, Ivonilde Rodrigues.
Segundo Ivonilde, a escola, para além do dia do consumidor, desenvolve, ao longo do ano, ações sobre sustentabilidade e as consequências do consumo excessivo. “As sobras da cantina vão para compostagem que, em seguida, é utilizada para adubar nossa horta escolar. Reduzimos o consumo de água, após várias ações para evitar o desperdício”, afirma.
Durante a Semana, os 797 alunos do 6º ao 9º anos participaram de palestra sobre direitos e defesa do consumidor, oficinas de reciclagem em sala de aula e apresentações artísticas. “Eles são os protagonistas das atividades e também atuam como multiplicadores das ideias. Os pais sempre relatam que seus filhos, em casa, fiscalizam o tempo do banho e o gasto com água para lavar roupas”, destaca Ivonilde.
Atividades interdisciplinares
As ações educativas foram articuladas com o conteúdo de cada disciplina e trabalhadas pelos professores de maneira interdisciplinar. “Na aula de Geografia, eles confeccionaram jogos e brinquedos com materiais recicláveis e, na aula de Artes, eles utilizaram garrafas de vidro para decorar a exposição realizada no evento”, explica Lucianny Meireles, professora de matemática e supervisora do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).

Em sua disciplina, Lucianny conta que os estagiários do Pibid, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), fizeram uma intervenção simulando um mercado de compras. “A ideia é alertá-los sobre o consumismo, sobre a importância de comprar realmente o necessário. Ao mesmo tempo, trabalhamos o código de barras e matemática financeira”, diz.
Mariane Araújo Moura, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, conta que emprega em casa tudo que aprende na Semana. “Conscientizo meu pais a comprarem apenas o que estamos necessitando, a mudar os nossos hábitos de consumo, economizar água e luz”, ressalta.