Instalação dos equipamentos foi resultado do curso de férias para educadores populares que mobilizou mais de 700 pessoas
A Escola Estadual Frei Marcelino de Milão, de Iapu, (SRE/Caratinga) recebeu telhado verde – uma cobertura onde são aplicados solo e vegetação - e biodigestor, como resultado de sua participação na segunda edição do Curso de Férias para Educadores Populares, que aconteceu na cidade entre os dias 12 e 15 de janeiro.
O telhado verde foi instalado na recepção da escola. Segundo o diretor, Janderson Pereira de Oliveira, as telhas foram removidas e substituídas por um jardim “com uma planta conhecida aqui como ‘meio-dia’, que brilha com mais intensidade quanto mais exposta ao sol e produz flores de varias cores. E o local fica com temperatura bem agradável”. Também foi construída uma rede de captação de água da chuva.
Já o biodigestor coletará materiais dos sanitários da escola que serão transformados em gás a ser utilizado na cozinha da cantina. “Num primeiro momento”, explica o diretor, “estaremos utilizando na iluminação de um espaço de convivência que estamos construindo em nossa escola e posteriormente utilizaremos na cozinha”. A cantina da escola utiliza, em média, quatro botijões de gás de 13 quilos por semana. O biodigestor será inaugurado no Dia das Águas, 22 de março.

A grande novidade dessa segunda edição, de acordo com a assessora de temáticas especiais da SRE, Giuliane Quintino Teixeira, foi o resultado prático do curso. “No ano passado, tivemos apenas teorias e dessa vez idealizamos oficinas que resultaram em ações concretas como o biodigestor e o telhado verde”.
Os dois projetos contaram com a colaboração da coordenadora de Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Dulce Maria Pereira.
Educadores Populares
O curso de Férias para Educadores Populares foi idealizado pela Diocese de Caratinga, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), e reuniu 500 inscritos e 200 voluntários de 60 cidades da região Leste de Minas Gerais, e das Dioceses de Caratinga, Ipatinga e Coronel Fabriciano.

O tema escolhido para 2017: “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, faz coro à Campanha da Fraternidade, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) neste ano sob a temática “Cultivar e Guarda a Criação”. O curso foi direcionado a professores, educadores, estudantes, agentes pastorais, sindicalistas, agricultores familiares, mobilizadores sociais, terapeutas de culturas tradicionais, líderes comunitários e de religiões diversas, quilombolas e indígenas.