Eventos foram realizados pela Escola Estadual João Caldeira em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e Polícia Militar

Alunos, professores e demais funcionários da Escola Estadual João Caldeira, localizada no Distrito de Barra da Alegria (Indaiabira, norte de Minas Gerais), participaram, no último sábado, 11 de março, de caminhada e palestras para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03). As atividades, que contaram com a participação da comunidade, foram organizadas em parceria com Prefeitura local, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar.

Estudantes e professores da Escola Estadual João Caldeira participam de caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foto: arquivo escola

“Além de comemorarmos uma data tão importante, como o Dia da Mulher, as iniciativas foram esclarecedoras, pois estamos inseridos em uma comunidade que, muitas vezes, não tem conhecimento de assuntos como a violência doméstica, direitos das mulheres e prevenção”, explica o diretor da escola, Ernane Timóteo.

Participaram da mobilização cerca de 150 pessoas, entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que carregavam cartazes e faixas que valorizavam a mulher em nossa sociedade. Após a mobilização, os moradores participaram de palestra sobre saúde e direitos da mulher, promovida, respectivamente, por agentes de saúde e pela Polícia Militar do município. “Essas ações são uma maneira de a população exercer sua cidadania e, também, de aprender os caminhos para lutar por seus direitos”, afirma Ernane.

Entre os temas debatidos nas duas palestras, que foram realizadas na praça central da cidade, estavam a violência doméstica, a Lei Maria da Penha, gravidez precoce e prevenção ao câncer de mama. “São assuntos que permeiam toda a sociedade. Constantemente ficamos sabendo de casos de assédio, brigas conjugais, além da questão da gravidez na adolescência. Então, é mais uma maneira para informar e alertar todos os moradores e, principalmente, as mulheres”, ressalta Elenice Silva Ribeiro, professora de Português do 6º ao 9º do Fundamental e do Ensino Médio.

Moradores participam de palestra realizada na praça da cidade. Foto: arquivo escola.

Na sala de aula

Além da caminhada pelo Dia Internacional da Mulher e das palestras públicas, a Escola Estadual João Caldeira também promoveu, conforme indicação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), atividades em sala de aula para comemorar a data. “Músicas, produção de cartazes, filmes e muitos debates foram realizados pelos professores. Na minha aula, os alunos escreveram poemas sobre a temática, discutimos a violência de gênero, que não tem classe social para acontecer, e ressaltamos as conquistas das mulheres ao longo do tempo”, conta Elenice.

No dia 8 de março, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio percorreram sala por sala cantando para os colegas a música ‘Maria, Maria’, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant. “Eu não conhecia a canção e foi muito legal ouvir a homenagem deles para todas as mulheres”, relata Bruna Mendes de Lima, 12 anos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental.

A garota conta ainda que escreveu dois poemas durante a aula de Português e, juntamente com sua mãe, participou da caminhada e das palestras. “Minha mãe é estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e me levou para a passeata. Aprendi sobre o cuidado com o corpo, a saúde feminina no geral”, diz.