Atividade acontece na Escola Estadual Dom Silvério, no município de Mariana

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, estudantes da Escola Estadual Dom Silvério, localizada em Mariana, participaram, na tarde desta sexta-feira (10/03), da oficina ‘O mundo não é mercadoria! As mulheres também não’, que debate a representação feminina na mídia. A atividade integra a programação do “Mulheres em Re-construção 2017”, iniciativa do Núcleo de INvestigações FEminIstAS (NINFEIAS), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A oficina, realizada no auditório da escola, contou com a participação de 50 alunos, entre meninas e meninos, que utilizaram recortes de jornais e revistas para analisar a relação entre mulher e mídia. “A ideia é que eles percebam, por meio das propagandas, como, muitas vezes, a mídia representa a mulher de maneira machista e objetificada . Em sequência, eles produziram um material artístico criticando essa representação”, explica Nina Caetano, professora do Departamento de Artes Cênicas da UFOP e coordenadora do NINFEIAS.

Segundo Nina, é fundamental que a escola debata com os estudantes as opressões sobre as mulheres. “É preciso conscientizá-los de que as violências contra as mulheres não são normais e nem aceitáveis”, afirma. A professora também destaca a participação dos garotos na oficina. “As mulheres já sabem da violência, do machismo, da desigualdade no mercado de trabalho, por exemplo, então, é preciso que os rapazes também sejam conscientizados, reeducados. Devemos desnaturalizar essas práticas”, conclui.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Matheus Calderaro, compartilha da opinião da professora. “É importante que todos, meninas e meninos, estejam por dentro do que o feminismo propõe: a igualdade de direitos”, conta. 

Mulheres em Re-construção 2017

Integrando a Semana de Arte, Luta e Re-Existência, o Mulheres em Re-construção 2017, iniciativa do Núcleo de INvestigações FEminIstAS (NINFEIAS) da UFOP, tem como objetivo discutir a representatividade feminina, questões relacionadas ao machismo, misoginia e outros tipos de violência que atingem as mulheres. O evento, que acontece em Ouro Preto, termina neste sábado, 11/03, com roda de conversa e show. A programação pode ser conferida aqui.