Roda de conversa vai abordar o tema “Jovens meninas e as violências de gênero”
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher em uma perspectiva crítica e refletir sobre os avanços e desafios que as mulheres ainda enfrentam em nossa sociedade, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) promove, nesta quarta-feira, 08 de março, o encontro “Educa e Empodera as Minas”, que vai reunir jovens e estudantes para debater o tema “Jovens Meninas e as Violências de Gênero”.
A roda de conversa contará com a participação da secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, e com as convidadas Daniela Auad, pós-doutora em Sociologia pela Unicamp e integrante do Conselho Estadual da Mulher; e Nilma Lino Gomes, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. A mediação ficará a cargo da vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Alessandra Mello. O evento acontece no PlugMinas (Rua Santo Agostinho, 1441, Horto), em Belo Horizonte, às 14h.

A iniciativa se une a outras realizadas pela Secretaria de Educação neste mês de março que refletem sobre a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher e os papéis impostos às mulheres pela sociedade. Na última terça-feira, 07 de março, a SEE promoveu, na Cidade Administrativa, a palestra “Empoderamento de mulheres: o que é isso?”, integrando o Ciclo de Palestras promovido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH).
A Secretaria de Educação convocou ainda todas as escolas da rede estadual a promoverem, no dia 8 de março, ações educativas com toda a comunidade escolar que discutam e reflitam sobre o Dia Internacional da Mulher como data que remete ao empoderamento feminino, à mobilização e à luta das mulheres por igualdade e direitos. As escolas vão abordar os eixos “Jovens meninos pelo fim da violência” e “Empoderamento de jovens meninas”, com a proposta de reflexão sobre o papel e lugar da menina/mulher na sociedade. Os debates também vão tratar de temas como feminismo, machismo, violência de gênero, feminicídio, sexismo e patriarcado.