No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios

As inscrições para a edição de 2017 do Concurso Internacional de Redação de Cartas estão abertas e podem ser realizadas até 17 de março na página eletrônica dos Correios. O tema deste ano é “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário-geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. Podem participar estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios.

Os textos devem ser redigidos em formato de carta, à mão, com caneta esferográfica preta ou azul e conter, no máximo, 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola, por sua vez, pode inscrever no máximo duas redações.

O concurso é dividido em quatro etapas: escolar, estadual e nacional. Já a quarta etapa é a fase internacional e ficará a cargo da União Postal Universal. O objetivo do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização através da arte epistolar. O concurso anual incentiva crianças e adolescentes a expressarem a criatividade deles e melhorar seus conhecimentos.

A iniciativa premiará os três primeiros colocados na etapa internacional; o primeiro colocado da fase nacional; e os três primeiros colocados de cada Estado, na fase estadual.

Confira aqui o regulamento do concurso