Na rede estadual de ensino, aulas tiveram início no dia 06 de fevereiro

Tapete vermelho, fotografias, confetes e muitos aplausos. Como artistas em uma grande premiação, os estudantes da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, localizada no munícipio de Caratinga, foram acolhidos e recebidos pela diretoria e professores na volta às aulas. “Criamos o tapete da fama para que eles se sentissem, verdadeiramente, como as nossas estrelas principais”, conta Ivone da Glória Rodrigues, diretora da escola, sobre a recepção preparada para seus alunos.

Alunos posam para fotos no primeiro dia de aula. Foto: arquivo da escola

Segundo Ivone, essa iniciativa e outras ações planejadas para a primeira semana de aulas dão o tom de como será o ano letivo. “É a primeira impressão de nosso trabalho. A escola é uma família e conseguimos fazer com que os estudantes se sentissem em casa. A forma como preparamos o acolhimento, o envolvimento de todos os servidores, demonstra como iremos tratar e cuidar das nossas crianças. Os alunos vão se adaptando e se sentindo mais seguros”, afirma.

Dentro da sala de aula, as atividades incentivaram a interação entre os estudantes “Eles trocavam bombons e falavam coisas boas entre eles. Na dinâmica do espelho, rodávamos uma caixa de presente fechada e, quando era o momento de abri-la, eles se viam no espelho. A ideia era mostrar a eles como são especiais e importantes para a escola”, explica Alessandra Santana Araújo, professora de Educação Física.

Para Alessandra, o tempo de acolhimento é um momento para valorização dos estudantes. “Eles veem os professores como norteadores, referências, mas, na verdade, eles são as estrelas, eles que nos ensinam muito”, ressalta ela, acrescentando que o objetivo também é motivá-los. “Planejamos atividades para instigá-los. Eles ficam mais interessados e na expectativa das surpresas preparadas para cada dia”, conclui.

O estudante do 3° ano do Ensino Fundamental, Enzo Rocha de Azevedo, 8 anos, aprovou a semana de recepção promovida na escola. “Achei muito boa. Os professores receberam a gente muito bem e todos os dias tinha merenda especial”, lembra.

Música

Na Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza, em Capetinga, os professores cantaram para recepcionar seus estudantes. “Escolhemos a música para recebê-los, pois é uma forma artística que atrai bastante os nossos jovens”, explica Francisco Antônio Mião, diretor da escola, ressaltando que as atividades de acolhimento tornam menos maçante o retorno às aulas e estimulam o aluno para o ano escolar. Além de música, a escola também realizou dinâmicas nos três turnos. “Os alunos utilizaram imagens e frases para expressar os traços mais marcantes da turma”, conta o diretor.

Na aula de Educação Física, o professor Istênio Barbosa Gonçalves incentivou a interação entre os estudantes. “Realizamos atividades lúdicas, como a simulação de uma teia de aranha com o barbante, para envolver todos os participantes. Eu não estava avaliando técnica, mas a disposição deles em trocarem uns com os outros”, explica.

Estudantes se divertem em aula especial de Educação Física. Foto: arquivo da escola.

Para Mateus Lemos da Silva, estudante do 1° ano do Ensino Médio, além da recepção diferenciada, a semana de acolhimento promove a união de todos. “As atividades são sempre pensadas para fazermos juntos e os debates em sala de aula permitem que todos expressem sua opinião e aprendam sempre”, destaca.

Registro das atividades

A Secretaria de Estado de Educação encaminhou às escolas estaduais orientações para que elas façam o registro das atividades realizadas. Para isso, foi criado um evento na página oficial da Secretaria no Facebook, nele as escolas podem postar fotos e vídeos das atividades desenvolvidas.