Cerca de dois milhões de estudantes iniciam o ano letivo esta semana

Vinicios Henrique de Freitas Silva tem cinco anos e nesta segunda-feira (06/02) acordou cedo para viver uma nova aventura. Ele iniciou sua rotina escolar no primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Pedro São Paulo, em Belo Horizonte. “Eu já estudei antes em outras duas escolas, mas essa é diferente. É maior e tem mais coleguinhas”, conta o iniciante. Sobre a expectativa para o ano letivo, Vinicios afirma que são as melhores possíveis. “A professora é legal. Acho que vai ser um ano muito bom”, conclui.

Na mesma escola, a veterana Danielle Cristina Ribeiro Santiago, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, destaca quais serão seus objetivos para o ano letivo de 2017. “Gosto muito de ler. Ano passado eu li mais ou menos oito livros e esse ano minha meta é ler pelo menos dez. Também quero estudar bastante e aprender muito com a minha professora”.

Atividades lúdicas foram realizadas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Pedro São Paulo. Foto: Carlos Alberto / Imprensa – MG

Para receber os alunos e tornar o início do ano letivo mais prazeroso para eles, na Escola Estadual São Pedro São Paulo foram preparadas várias atividades lúdicas, como explica a diretora, Rosane Aparecida Belico Guimarães. “Os alunos conheceram os espaços da escola e nós preparamos muitas atividades. Principalmente para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Eles são provenientes de escolas pequenas e para recebê-los temos que tornar o ambiente prazeroso. Todos foram acolhidos no portão da escola e recebidos com música”.

A ansiedade dos pequenos estudantes não é diferente das expectativas que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ari da Franca, em Belo Horizonte, carregam. A expectativa para o último ano na educação básica é grande e eles esperam aproveitar muito. “Tem nove anos que estudo nessa escola e estou ansiosa para as brincadeiras e preparativos para a formatura. Esse ano vai ser para aproveitar o ‘terceirão’”, revela Ohana Couto Cardoso.

Assim como Ohana, o estudante Yuri Tadeu de Almeida também espera aproveitar cada segundo. “Espero aprender mais e aproveitar muito essa escola. Eu não queria sair dela, se pudesse ficava mais cinco anos aqui. Para nós esse ano é de mais responsabilidade que os outros, é um momento de escolhas”. Já Maria Irani Vaz Moreira não vê a hora de terminar o Ensino Médio e iniciar sua vida de universitária. “Quero que esse ano passe rápido para eu fazer o que eu tanto sonho, que é a faculdade de direito. Espero que minha preparação seja muito boa, tenho que estudar muito para conquistar meus objetivos”, conclui a estudante.

Na Escola Estadual Ari da Franca, alunos do 3º ano do Ensino Médio aguardam ansiosos as atividades do último ano na educação básica. Foto: Carlos Alberto / Imprensa – MG

O diretor da escola, Igor de Alvarenga Oliveira, destaca que é nessa primeira semana que os alunos são acolhidos e que são apresentados e discutidos os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. “Essa primeira semana de aula é uma semana de acolhimento. Nós informamos aos alunos o que vai acontecer durante o ano e discutimos temas importantes da nossa comunidade. É uma semana para eles serem escutados para que possamos saber as expectativas que eles têm da escola e escutar os projetos deles, principalmente do 3º ano, por ser um ano de formatura. Na outra semana já temos reunião de pais”, afirma.

Calendário Escolar

De acordo com o Calendário Escolar 2017, o ano letivo tem início no dia 6 de fevereiro e término no dia 15 de dezembro. A Resolução SEE 3.120, que dispõe sobre o calendário prevê ainda alguns recessos, por exemplo, o de 17 a 30 de julho. A Virada Educação Minas Gerais será realizada no dia 16 de setembro e no período de 20 a 24 de novembro acontecerão as atividades da “Semana de Educação para a Vida”.

O Calendário Escolar é composto por 200 dias letivos, ou seja, dias em que são realizadas atividades com alunos. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o calendário também deve cumprir uma carga horária de 800 horas. Já para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio são 833 horas e 20 minutos.

Foto de capa: Carlos Alberto / Imprensa – MG