A Escola Estadual Jovem Protagonista, que funciona no complexo socioeducativo do Horto, em Belo Horizonte, é pioneira na contratação de uma jovem, em cumprimento de medida socioeducativa, para trabalhar na unidade como Auxiliar de Serviços Básicos (ASB).
A jovem foi convidada a concorrer, pelo coordenador da Educação Integral da unidade, Carnot Jacy Roque Neto. “Antes de falar com ela, levei a proposta à diretoria, para ver se não havia algum impedimento”.
A decisão de contratar alguém do sistema foi acolhida pela diretora Cláudia Alves como um desafio: “Como se tratava de algo inédito, procuramos nos informar junto à Superintendência sobre essa possibilidade, para não alimentar expectativas em vão. Uma vez aprovada, poderíamos acompanhar a vida da estudante após o cumprimento da medida”.
Autorizada pela Superintendência, a jovem se inscreveu, passou pelo processo seletivo e por atender ao perfil exigido, foi selecionada entre 15 candidatos que pleiteavam a vaga, após cumprir todos os requisitos da Resolução 2836/2015.
A jovem terminou o cumprimento da medida e continuou no trabalho até 31 de janeiro, como reserva de designados. Ela se inscreveu novamente no processo de deisgnação para o ano de 2017. “Para mim é muito importante porque mudou minha trajetória de vida. Esse emprego me permitia ir embora mais cedo, já que contava para redução da medida. Vou poder alugar uma casa e adquirir minhas coisas, disse E.R.M.”.
O Estado de Minas Gerais possui 24 Unidades Socioeducativas, que são administradas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas. Em 17 unidades, os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas recebem atendimento escolar, por meio de escolas estaduais da SEE.