450 pessoas, entre professores, alunos e educadores de 91 escolas participaram de capacitação em 2016
Durante o segundo semestre de 2016, a coordenação de Educação Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), promoveu, através do programa MídiAção, a capacitação em produção de conteúdo e operação de rádio, a 400 professores, alunos e educadores de 91 escolas. Essas escolas pertencem às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas A, B e C, Conselheiro Lafaiete e Curvelo e aos polos educacionais Fundação Helena Antipoff e Fundação Caio Martins e PlugMinas.
O uso do rádio como ferramenta pedagógica, contribuindo para o processo educativo e incentivando o protagonismo juvenil, é um dos objetivos do programa “MídiAção”, que pretende criar conteúdos e fomentar a criação de rádios em escolas estaduais.
Ao final dessa primeira etapa de capacitação, todas as escolas participantes receberam um formulário para que avaliassem os resultados do processo. Das 90 participantes, 47 responderam aos questionários, sendo que 59% desse total consideraram ótima a estrutura geral da formação; 39% bom e 2% regular. Sobre a rádio escola como proposta pedagógica, 69% consideraram ótima, 30% boa e 1% regular.
A escolha das unidades de ensino para essa primeira experiência ocorreu a partir de dados levantados através de formulário Comunicação e Uso de Mídias, encaminhados às escolas estaduais, que mapearam as escolas com disponibilidade de equipamentos e pessoal com alguma experiência em rádio. A partir de 2017, a ideia é que o projeto se estenda às demais SREs.

Partindo da premissa da simplicidade da produção de rádio, do baixo custo com equipamentos- necessitando apenas, no caso de rádio na escola, de um computador com o software gratuito de gravação e edição de áudio, um microfone e uma caixa de som para a reprodução dos arquivos-, o projeto MidiAção permite potencializar a utilização dos recursos midiáticos para educar de maneira atraente e prazerosa. “É uma forma de inovar no cotidiano escolar, na prática educativa e na aprendizagem, com atenção aos apelos dos jovens como protagonistas do espaço educativo”, explica Sandra Marques, assessora da Coordenação Geral das Ações de Educação Integral da SEE responsável pelo projeto.
Capacitação
O objetivo da capacitação foi orientar professores no desenvolvimento de rádio escola, para ser usada como recurso pedagógico, nas unidades estaduais de ensino, em especial naquelas que oferecem a Educação Integral, e nas comunidades. A orientação é que, através dessa ferramenta, a escola dialogue com todas as disciplinas.
A capacitação consistiu em dois dias de oficina, em cada grupo de trabalho, quando os participantes receberam orientações para implantação e uso do rádio como ferramenta pedagógica, além de informações sobre conceitos, produção de programas, linguagem radiofônica, gêneros, formas e dicas de gravação e edição de áudios.
A parte prática das oficinas foi dedicada à criação de peças radiofônicas que, no final, foram gravadas e editadas. Durante o processo, que resultou em mais de 50 peças radiofônicas, foram trabalhados exercícios de desinibição, apresentação, postura de voz, recursos de trabalho em grupo, oralidade, escrita e cognição.
Edson Freitas, professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Pacífico Mascarenhas, de Inimutaba (SER/Curvelo) considerou a proposta muito interessante. “Foi enriquecedor, vislumbrarmos novas tecnologias. Para os alunos, a oficina foi a forma mais agradável de aprendizagem, envolvendo tecnologia, do jeito que eles mais gostam. A dinâmica foi muito boa.”

A perspectiva é de que, com a implantação e desenvolvimento da rádio escola nas escolas estaduais, bem como com a formação dos sujeitos envolvidos, cada instituição tenha condições de produzir, de forma independente, conteúdos informativos e educativos para serem veiculados em seu contexto escolar e comunidade.
Os conteúdos formativos e sua veiculação serão pré-definidos pela equipe coordenadora das ações em cada escola e posteriormente compartilhada com outras instituições através da internet.
Posteriormente, os conteúdos serão veiculadas na grade de programação, em formato 24 horas no ar, pela Web Rádio Escolas de Minas que será criada para promover as produções do projeto MidiAção.
Coordenadora da Educação Integral da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Conselheiro Lafaiete, Lúcia Xavier destacou a importância do projeto na “facilitação da comunicação dos professores, uma vez que a rádio escola torna as aulas mais atrativas. O mais importante foi o grande interesse despertado entre os educadores, o que resultou num número expressivo de participantes dessas oficinas”.
Maria de Lourdes Reis Silva Beato, diretora da SRE/Conselheiro Lafaiete, considerou as oficinas de capacitação “oportunidade única. A rádio vem dar visibilidade às demandas de alunos e da juventude. É uma forma dinâmica de informar sobre opiniões diversas numa comunidade”.