Ministrada pelo professor Jorge Olímpio Bento, a palestra teve como tema “Da Coragem, do Orgulho e da Paixão de Ser Professor”
Cerca de 90 educadores da rede estadual de ensino que atuam em escolas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana tiveram a oportunidade de participar, na última semana, de uma palestra ministrada pelo professor português Jorge Olímpio Bento. A palestra teve como tema “Da Coragem, do Orgulho e da Paixão de Ser Professor”.
O objetivo da palestra foi reforçar a autoestima e o autoconceito dos professores, mediante uma explanação da relevância social, humanista, civilizacional e cultural da educação e da sua função. Com efeito, a educação é a instituição destinada a edificar uma condição humana em cima da nossa natureza animal e os professores constituem a corporação mais necessária para sagrar os humanos de Humanidade”, destacou Jorge Olímpio Bento.

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e doutorado na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald (Alemanha), Jorge Olímpio Bento era, até à data da sua jubilação, Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, desde maio de 1993, tendo sido Presidente do Conselho Científico (1986-1996). Entre 1995 e 1998, assumiu o cargo de Pró-Reitor da Universidade do Porto.
Em 2007 e 2012 foi distinguido como Doutor Honoris Causa, respectivamente, pela Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (Brasil), e pela Kasetsart University, Bangkok (Tailândia). Recentemente, o Comitê Olímpico de Portugal (COP) agraciou-o com a Ordem Olímpica Nacional, a mais alta distinção daquele organismo, em reconhecimento do “inestimável serviço prestado ao desporto nacional, ao movimento Olímpico e a Portugal”.