Iniciativa marcada pela solidariedade envolveu crianças de áreas de vulnerabilidade social de Betim

Crianças em idades entre 6 e 10 anos, que vivem em situações de vulnerabilidade social, de escolas municipais de Betim,  foram recebidas nesta quarta-feira (30/11) por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Milton Campos na 4ª edição do “Natal no Estadual Central”. Cada um dos pequenos, recebidos com muita festa, doces e guloseimas, foi apadrinhado por uma das doze turmas do último ano do Ensino Médio, com direito a presentes e brincadeiras. A chegada foi marcada por muitos sorrisos, abraços e com muita emoção por professores e alunos do Estadual Central. 

O projeto é uma parceria entre a escola e o Rotary Clube BH/Liberdade através da missão Ramacrisna, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários, fundada em 1959, pelo jornalista paraibano Arlindo Corrêa da Silva, que desenvolve projetos culturais, educacionais, profissionalizantes, aprendizagem, geração de trabalho e renda, esporte e lazer, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e 10 cidades do entorno.

Doze turmas, com 400 alunos, apadrinharam 30 crianças de Betim. Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

A secretária de Educação, Macaé Evaristo, participou da iniciativa e falou da importância de parcerias como esse, “que promovem a solidariedade e o compartilhamento. A Secretaria (de Estado de Educação) se coloca aberta a outras ações conjuntas com essas entidades”.

Segundo o diretor do Estadual Central, Jeferson Lopes Gonçalves Pimenta, todos os anos, os alunos do 3º ano realizam, uma vez por mês, um dia “D”, quando escolhem um tema e promovem atividades relacionadas a ele. “É uma forma de aquecimento e aproximação entre as turmas para a formatura no final do ano. Há quatro anos surgiu a ideia de que, no mês de dezembro, esse dia ‘D’ fosse direcionado a festividades natalinas voltadas para crianças em vulnerabilidade social, que sofreram algum tipo de violência, em famílias desestruturadas ou em situação de risco. O tema do dia ‘D’ desse dezembro é ‘Criança’. Vários alunos se fantasiaram de criança ou personagens infantis para recebe a garotada”, conta o diretor.

Trinta crianças são selecionadas entre as atendidas pela missão Ramacrisna, entidade localizada em Vianópolis, distrito de Betim, onde desenvolve atividades de apoio psicológico, pedagógico e acompanhamento educacional para esse público, explica Cristina Costa Godoy Leite, integrante do Rotary e ex-professora do Estadual Central.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Wilker de Souza Vecchi, explica que cada turma cria uma comissão de formatura. Essa comissão promove atividades durante todo o ano para as comemorações da graduação. Entre as atividades está o dia “D” que culmina com o Natal dedicado às crianças. “Fazemos arrecadação entre nós mesmos, compramos e montamos lanche, promovemos brincadeiras e o mais legal é que tudo acontece no ambiente escolar. Como só o pessoal do 3º ano participa, os dos anos anteriores ficam loucos para chegar a vez deles. Isso permite que seja uma atividade continuada a cada ano”.

Para Wesley este é

Com o colo cheio de doces, balas e bombons, e os olhos nos presentes, os coleguinhas de turma da Escola Municipal Desembargador Souza Lima, do bairro Açude, em Betim, Wesley Wilson Antônio Nunes Rodrigues, de 6 anos; a irmã dele Júlia Nunes Rodrigues, de 9; Marcos Aurélio Alves Barbosa, 10; Emerson Fernandes de Oliveira, 8 e Cibely Pereira de Brito, 9 anos, eram todos sorrisos. Para Wesley, o caçula da turma, que ganhou um carrinho, “este é o natal mais legal de minha vida”.