Para participar é necessário que o educador acesse o site www.itinerariosmg.caedufjf.net e utilize o login e senha que foi enviado previamente para as escolas

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Superintendência de Avaliação Educacional (SAE), está oferecendo, para diretores e especialistas das escolas estaduais, uma formação em exercício intitulada Curso Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. A iniciativa é desenvolvida pela SEE em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed). A expectativa é que cerca de 7.500 educadores participem do curso.

O curso foi criado para que o diretor e os especialistas possam desenvolver estratégias de gestão participativa e envolver a comunidade escolar em torno dos objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógico, visando elevar os níveis de equidade e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é que, na medida em que se capacitam, os educadores também possam refletir sobre a realidade escolar e elaborar as atividades propostas nos Itinerários Avaliativos, tornando-as práticas do dia a dia escolar.

Os itinerários avaliativos promovem a análise de dados e debates para a construção coletiva da avaliação interna e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais para melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes. Nessa perspectiva, eles foram elaborados e distribuídos entre os eixos discutidos durante a Semana Escola em Movimento, buscando promover a ampliação do diálogo entre a avaliação externa e avaliação interna.

Os diretores escolares e especialistas deverão realizar até o dia 22 de dezembro a “Etapa 1 - Itinerário 1”, que é o momento de conhecimento da plataforma e preparação para o uso dos Itinerários Avaliativos. Os Itinerários 02 a 05 também estarão disponíveis para que os gestores possam conhecer bem o que será implementado a partir do início do próximo ano. Ao todo, serão 16 Itinerários, que estão agrupados em quatro etapas: Preparação, Avaliação Interna, Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação.

Para a realização do curso, a escola poderá utilizar os momentos de reunião já agendados e o período compreendido entre o término do ano letivo e o ano escolar. A Secretaria orienta que todos os diretores e especialistas participem do curso. Para isso, é necessário que o educador acesse o site www.itinerariosmg.caedufjf.net e utilize o login e senha que foi enviado previamente para as escolas.

O cronograma dos itinerários a serem desenvolvidos no início de 2017 será divulgado posteriormente na plataforma.