Iniciativa mobiliza comunidade escolar nos meses de outubro e novembro pela prevenção ao câncer de mama e próstata

O projeto “Prevenir é viver mais e melhor”, do Centro de Educação Continuada “Durcelino da Silva Reis”, de Guanhães, promove nos meses de outubro e novembro iniciativas interdisciplinares referentes às campanhas “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, e “Novembro Azul”, ao câncer de próstata.

O mês de outubro foi dedicado à sensibilização sobre o combate e a prevenção ao câncer de mama, e incentivou mulheres entre 40 e 69 anos a fazer mamografia, exame essencial no diagnóstico precoce do câncer. Foram utilizados slides, panfletos e uma “mamamiga”, prótese que ensina as mulheres a fazerem o autoexame, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães. Uma palestra foi ministrada pela professora Mylene De Barros Drummond ,com depoimento de Edelwais Sena, moradora da cidade que se tratou do câncer de mama.

Campanha contra o câncer mobiliza comunidade em Guanhães. Foto: Arquivo da Escola

Já o mês de novembro é destinado aos homens, na conscientização sobre prevenção e combate ao câncer de próstata. A palestra ministrada pelos professores Luiz Cláudio Soares dos Santos, de Química e Osiany Macedo Teixeira de Andrade, de Matemática, deu ênfase ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, e o impacto em suas vidas, conscientizando-os sobre as pequenas atitudes preventivas que podem fazer uma grande diferença para a saúde. Na palestra, os professores mostraram que uma alimentação balanceada, com atividades físicas regulares e visitas frequentes aos serviços de saúde são importantes para uma vida saudável.

A campanha alertou os homens com mais de 40 anos que o toque retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) não mostram que a presença do câncer, mas apenas sugerem a necessidade de realizar outros exames para detectar a doença.

Após cada palestra, a diretora do Cesec, Araci das Graças Silveira Oliveira, e as supervisoras Norma Rosali Caldeira Mendes e Emília de Pinho Libério falaram sobre o CESEC, sua estrutura, sua pedagogia e funcionamento, convocando os alunos presentes a convidar amigos e familiares que ainda não completaram os estudos a voltarem a estudar.

Em todas as palestras foram utilizados slides, panfletos, filmes e textos que auxiliarão os alunos nos trabalhos que serão expostos em um mural na data de encerramento do projeto, prevista para os dias 8 e 9 de dezembro. Na ocasião será exibido um vídeo resumindo todo o processo e execução do projeto pela equipe responsável, enfocando o tema de prevenção. Haverá também apresentação de uma música de enfoque motivacional de valor à vida, entoada pela equipe do CESEC, e entrega dos certificados para os concluintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do ano de 2016

Participaram das iniciativas os professores de todas as áreas de conhecimento, sob a coordenação e execução dos professores Laudicéia das Dores Pimenta de Matos, Leda Aparecida de Pinho, Luiz Claudio Soares dos Santos, Mylene de Barros Drumond e Suely Maria da Silva. Foram convidados a participar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal “Pio Nunes Coelho”.