O encontro, que reuniu debatedores de Angola, Cuba, San Martin e Brasil, aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, durante o FLINKSAMPA 2016

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, participou no sábado (19/11), no memorial da América Latina, em São Paulo, do debate “Literatura infanto-juvenil e formação de leitores: experiências intercontinentais”, durante o FLINKSAMPA - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que aconteceu em São Paulo entre nos dias 18 e 19 de novembro. Também participaram da mesa Maria Celestina Fernandes, de Angola; Rhoda Arrindell, de Saint-Martin (Caribe); e Teresa Cárdenas, de Cuba, com mediação de Márcia Bulcão.

A FLINKSAMPA 2016 teve como lema “EU QUERO LIBERDADE”, em referência ao direito do negro à liberdade física, de expressão individual e coletiva, de exercer qualquer trabalho ou profissão e, sobretudo, ao direito de ir e vir.

Secretária, Macaé Evaristo, participou do debate “Literatura infanto-juvenil e formação de leitores: experiências intercontinentais”. Foto: Divulgação FLINKSAMPA 2016

Idealizada e organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a Festa pretende ser um espaço de reflexão e análise sobre a cultura negra, os direitos desta parte da população, e sua luta para conquistar os direitos esquecidos ao longo de uma história marcada por injustiças e subordinação econômica. Todas as ações realizadas têm por objetivo ampliar o debate sobre o que é ser negro no Brasil, explorando a multiplicidade de pensamentos de um povo muitas vezes ignorado.

A programação incluiu debates literários com autores brasileiros e estrangeiros, lançamento de livros com sessões de autógrafos, espetáculos de teatro e de dança, exibição de filmes, oficinas de moda e beleza e atividades especiais para crianças.