Evento reuniu 50 trabalhos de 19 escolas da cidade e dos municípios vizinhos

A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé realizou, no dia 22 de outubro, a I Feira Regional de Ciências de Muriaé, que reuniu, na Escola Estadual Desembargador Canedo, 50 trabalhos de 19 escolas estaduais da cidade, seus distritos e das vizinhas Miradouro, Eugenópolis, Vieiras, Laranjal e Santana de Cataguases.Entre os trabalhos selecionados para participar da feira, foram premiados com troféus os três primeiros colocados, escolhidos por uma comissão julgadora formada por professores convidados, inspetores e analistas educacionais.

A Escola Estadual Assis Brasil, de Vieiras, faturou os dois primeiros lugares com trabalhos coordenados pela professora Camila Matos Oliveira de Moraes. O primeiro colocado ficou com um projeto de robótica a serviço da sustentabilidade feito com material reaproveitado, e o segundo, um trabalho sobre aquaponia, técnica de cultivo de hortaliças na água. Já o terceiro lugar ficou com a Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, de Muriaé, que simulou todo o processo de uma usina de tratamento de água, projeto coordenado pela professora Maria Gorete Leandro. Os grupos dos três primeiros colocados também receberam como prêmio ingressos para salas de cinema na cidade. Outros premiados foram agraciados com medalhas e certificados.

A feira reuniu 50 trabalhos de 19 escolas estaduais da cidade, seus distritos e das cidades vizinhas. Foto: Arquivo SRE

Para o ano que vem, segundo o analista educacional da SRE Muriaé e um dos coordenadores do projeto, , Juliano Nogueira, a ideia é que os trabalhos sejam separados por categorias.

Segundo a superintendente de Ensino Médio, Juventude e Educação Profissional da SEE, Cecília Resende, “ficou evidenciada a capacidade de mobilização e de participação das escolas, a força da iniciativa dos alunos e o talento na orientação dos professores, além do suporte dado pelas equipes gestoras das escolas integrantes da Feira Regional”, afirmou ela. “Foi um sucesso”.

Feira foi realizada no mês de outubro. Foto: Arquivo SRE

O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2016, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que acontece semanalmente entre os dias 17 e 23 de outubro, visando dar visibilidade e fomentar ações que divulguem a ciência e tecnologia em todo o país.

Para que as escolas participassem da Feira, a SRE enviou às unidades de sua jurisdição um modelo de projeto para que cada uma tivesse uma base de construção das propostas. A Feira de Ciências é conhecida como atividade pedagógica e cultural que possui elevado potencial motivador de ensino e que permite a prática científica no ambiente escolar.

“Quando realizamos um bom projeto científico, trabalhamos quase da mesma maneira que os cientistas profissionais. Como eles, delimitamos uma situação problema, sugerimos hipóteses, observamos, experimentamos, investigamos, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, mediante os experimentos. Tudo isso com o objetivo de validar o conhecimento teórico”, explica a equipe coordenadora da feira da SRE Muriaé, formada pelo diretor educacional Sandro Areal Carrizo, a assessora pedagógica Lumena Montezano, o analista educacional Juliano Nogueira e a equipe pedagógica e inspeção escolar da SRE Muriaé. “Se nosso trabalho teve êxito, outros poderão aprender com ele; mas, para isso, devemos apresentá-lo de maneira adequada e organizada”.