No município de Cana Verde, alunos entregaram cartas de porta em porta, convidando ao retorno aqueles que deixaram a escola
Atendendo à demanda de ações da Campanha VEM, lançada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para trazer de volta às salas de aula jovens e adultos que deixaram a escola, a Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo (SRE) orientou todas as escolas dos 12 municípios em sua jurisdição que fizessem um levantamento do endereço de alunos que deixaram a escola nos últimos três anos.
De acordo com a diretora pedagógica da SRE de Campo Belo, Lúcia Helena Miranda Bastos, uma vez de posse desses dados, as escolas deveriam utilizar todos os meios disponíveis para que chegassem aos esses jovens cartas convidando-os a voltarem para a escola. Eles utilizaram o modelo enviado pela Diretoria de Juventude da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
As escolas formaram grupos de alunos que se dirigiram às rádios locais e regionais, onde foi cedido espaço para explicação da campanha e lida a carta. Em Campo Belo, estudantes das escolas estaduais Padre Alberto Fuger, no Centro; Miguel Rogana, do bairro Feira; e Abílio Neves, no Alto das Mercês, promoveram apitaços, em três pontos considerados estratégicos da cidade.

No município de Cana Verde, alunos da Educação Integral foram de porta em porta, em cada um dos nomes e endereços levantados pelas secretarias das escolas do município, onde, além da entrega da correspondência, conversaram com a família e com o próprio jovem que deixou a escola sem completar os estudos.
Segundo a coordenadora da Educação Integral da Escola Estadual Doutor José Esteves, Maria Amélia de Bastos Freire e Andrade, a receptividade foi grande e o trabalho bastante positivo. “Contamos com a participação efetiva de toda a comunidade. Muitos dos que receberam as cartas indicaram outros alunos que por algum motivo não constavam dos cadastros feitos pelas secretarias”, relata ela.
