15ª edição da Febrace recebe inscrições até o dia 30 de outubro

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) está com as incrições abertas para projetos de ciência estudantis até o próximo dia 30/10. Podem se inscrever alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio ou técnico de escolas públicas ou privadas. Entre as áreas dos projetos, estão Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia. Podem ser inscritos projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, sempre com a participação de um professor orientador.

Na primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março, na USP. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto. Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria - estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados.Os estudantes podem concorrer ainda por prêmios oferecidos por outras instituições, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

A Febrace é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP).

Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro de 2016, pelo site (www.febrace.org.br/submeter).