Temas foram trabalhados de modo colaborativo e interdisciplinar

As 35 escolas dos 7 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio se mobilizaram para a 13ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT2016, cujo tema foi “Ciência Alimentando o Brasil”, realizada entre 17 e 23 de outubro.

Os 17.890 alunos que compõem a rede estadual de Educação da SRE puderam apresentar trabalhos e projetos diversificados, distribuídos entre eventos e atividades como cursos, palestras, oficinas e mesas redondas, e participar de experimentos didáticos e científicos. Segundo a superintendente da SRE, Priscila Beatriz Borges Pereira Castro, foi uma “oportunidade para os alunos familiarizarem com a iniciação científica e ver que o processo científico se dá em qualquer disciplina”.

O tema da feira foi “Ciência Alimentando o Brasil”. Foto Arquivo da SRE/Patrocínio

Como destaque de pesquisador, foram apresentados trabalhos relacionados a Johanna Dobereiner, agrônoma de origem tcheca e naturalizada brasileira que foi decisiva na história da soja tropical brasileira. Graças às suas pesquisas, o Brasil economizou bilhões de reais em adubos e inseticidas nos últimos 30 anos, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia.
O dia 18 (terça-feira) foi escolhido como o Dia T: Tecnologia na Escola, quando todas as unidades realizaram feira de ciências entre outras atividades. Nesse dia, as escolas apresentaram seus trbalhos desenvolvidos com os alunos e os analistas educacionais visitaram as feiras.

Paralelamente, para chamar a atenção da população no município de Ibiá, aconteceram passeios ciclísticos, com parada na feira livre, entrega de potes decorados com receitas saudáveis e poemas produzidos pelos alunos. Foram apresentados também estudos e teatro sobre alimentação e mudança de hábitos com o tema “Dez mandamentos para se ter uma boa alimentação”, além de apresentação de danças temáticas.

Houve participação de todas as escolas na jurisdição da SRE. Foto: Arquivo SRE/Patrocínio

Os trabalhos aconteceram de forma colaborativa e interdisciplinar, segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Educacional (NTE) de Patrocínio, Josiane França e Braga. “Esse evento acontece desde 2011 e venho acompanhando o processo evolutivo dos trabalhos. Para 2017, vamos unificar as datas e realizar ao mesmo tempo a Feira de Ciências, Mostra de Trabalhos e a Semana da Ciência e Tecnologia (período definido pelo Ministério da Educação-MEC para a terceira semana de outubro)”, pontua a coordenadora.

A diversidade de temáticas surpreendeu até mesmo os organizadores. Foram apresentados nas feiras de ciências exposição urbanística , exposição artesanal (minibicicletas feitas de diversos materiais reciclados), feira de alimentos alternativos (receitas e degustações), sala de games online referentes ao tema proposto (Sala de Informática/Núcleo de Tecnologias Digitais e Multimídia), avanços tecnológicos na produção de alimentos, processamento do leite, extração de DNA do morango e estudo de alimentos orgânicos versus alimentos produzidos com agrotóxicos e industrializados. Outros temas abordados foram experimentos químicos, evolução das máquinas agrícolas e tratamento das lavouras e água; visitas técnicas em hortas, produção do café, confecção de mine-escavadeira hidráulica, alimentos irradiados, secador solar, pivô de irrigação, reutilização de plantações e produtos, sabão ecológico, reaproveitamento de alimentos, segurança no consumo: condições e validade.

Alimentos saudáveis foi temática de vários trabalhos. Foto: Arquivo da SRE/Patrocínio