Uma parceria firmada entre dez escolas estaduais da região de Venda Nova e a iniciativa privada garantirá a realização do 1º Torneio Estudantil das Quadras do Vilarinho. Seis dessas escolas participam do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação. Este é um plano de segurança escolar, que tem como objetivo tornar as escolas públicas melhor preparadas para atender àqueles educandos mais afetados pela violência e exclusão social. A integração da escola com a comunidade é um dos pressupostos básicos das ações estratégicas do projeto. A final acontece no dia 24 de outubro.
O 1º Torneio Estudantil vai apresentar 47 equipes, inscritas nas categorias: 11 a 13 anos, 14 a 16 anos e 17 a 20 anos, masculinas e femininas. Alguns dos objetivos são: integrar e apoiar a comunidade da região de Venda Nova, favorecer a conscientização de que a atividade esportiva é um grande fator facilitador da auto-estima, da sociabilização, da construção de atitudes, para o desenvolvimento de capacidades e de habilidades; desenvolver valores como participação, alegria, respeito, cooperação e o próprio aprendizado, além de dar aos jovens a oportunidade de desenvolvimento físico, psicológico e social através da prática esportiva, de maneira saudável.
Os primeiro e segundo lugares de cada categoria receberão troféu, medalha e kit de material esportivo. As escolas participantes são E. E. Antenor Pessoa, E. E. Geraldina Ana Gomes, E. E. Getulio Vargas, E. E. Juscelino Kubitschek de Oliveira, E. E. Maria Carolina Campos, E. E. Menino Jesus de Praga, E. E. Prof. Inês Geralda Oliveira, E. E. Prof. Maria Coutinho, E. E. Prof. Maria Muzzi Guastaferro e E. E. Djanira Rodrigues Oliveira, sendo as seis primeiras participantes do Projeto Escola Viva.
As quadras do Vilarinho foram projetadas para a prática do Futsal. São 4.000 m2 de área coberta, com quatro quadras taqueadas e capacidade para até 1.000 torcedores.
Além do torneio, as Quadras do Vilarinho colocaram seu espaço a disposição das escolas para a realização de campeonatos internos, eventos culturais e formaturas. Este será um evento piloto, mas, nas próximas edições, será ampliado para todas as escolas de Venda Nova.
Concurso
Para escolher a bandeira que iria representar o torneio, foi feito um concurso entre as escolas participantes. Cada instituição de ensino realizou um concurso interno e selecionou um desenho para representá-la. O escolhido foi do aluno Cleidir Alves dos Santos, do 3º ano da Escola Estadual Inês Geralda Oliveira. Ele ganhará um vale compras de R$ 100,00 para ser trocado por material escolar.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL