Foram selecionados 500 estudantes de escolas estaduais, municipais e federais de Minas Gerais

Já está disponível para consulta a lista dos textos vencedores da etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foram selecionados textos de estudantes de escolas estaduais, municipais e federais de Minas Gerais. A competição é dividida em cinco etapas, sendo que a estadual é a terceira. Nela, uma comissão julgadora estadual, seleciona os 500 melhores textos do estado, sendo 125 por gênero.

Na quarta etapa da competição, os estudantes e seus professores participarão de encontros que terão por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Serão realizados quatro encontros, sendo um para cada categoria. Nos encontros de semifinalistas, serão selecionados, pelas comissões julgadoras regionais, até 152 textos finalistas em todo o Brasil, sendo 38 (trinta e oito) de cada categoria.

Na quinta e última etapa, uma comissão julgadora nacional composta, organizada e coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias (Cenpec). Serão selecionados pela comissão 20 textos vencedores nacionais, isto é, os cinco primeiros colocados em cada categoria.

Confira AQUI a lista dos textos vencedores na etapa estadual.

A Olimpíada

O tema da edição deste ano da competição é “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. O professor inscrito orientou seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, nas categorias: Poema (dedicado aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.