Candidatos à conclusão do ensino Fundamental e Médio fazem exames até quinta-feira

A banca itinerante do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Doutor Tancredo de Almeida Neves, de Machado (SRE Varginha), está aplicando exames a 196 inscritos à conclusão dos ensinos Fundamental e Médio na cidade de Paraguaçu. São 72 candidatos à certificação para o Ensino Fundamental e 124 para o Médio. As provas, que começaram na segunda-feira (3/10) e vão até quinta, acontecem na Escola Estadual Padre Picinini.

Esta é a quarta banca itinerante que acontece em Minas Gerais este ano. O primeiro município a receber o atendimento foi Lavras, no Território Sul, realizado de 02 a 12 de maio pelo Cesec Professor José de Oliveira Barbosa, de Campo Belo. O Cesec Doutor Tancredo de Almeida Neves , de Machado, promoveu as demais em agosto, no município de Três Corações, com 250 inscrições. Entre 19 e 22 de setembro, em Varginha, com 1.014 e na cidade de Paraguaçu. Duas outras estão previstas, pelo Cesec de Machado,  ainda para esse segundo semestre, com datas a serem confirmadas, em Alfenas e Três Pontas.

A banca itinerante do Cesec de Machado, acontece em Paraguaçu nesta primeira semana de setembro. Foto: Arquivo SEE

Para se inscrever para as provas, a idade mínima exigida é 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio, e as quatro áreas de aplicação são de livre escolha do inscrito. As provas são divididas da seguinte forma: Linguagens (Português, Inglês, Artes, Educação Física e Redação); Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia – as duas últimas apenas para o Ensino Médio); e Ciências da Natureza (Ciências para o Ensino Fundamental; Química, Física e Biologia para o Ensino Médio).

Os Cesecs oferecem bancas fixas em várias regiões do estado. Os candidatos podem se inscrever em qualquer um deles. São 48 unidades que ofertam os exames especiais para a conclusão da Educação Básica. Os interessados devem se dirigir ao Cesec mais próximo com documento de identidade original e uma cópia.

As bancas itinerantes facilitaram o acesso aos exames para alunos que querem concluir o ensino Fundamental ou Médio. Foto: Arquivo SEE

Para ser aprovado, o participante dos exames especiais deve obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova. O candidato que não alcançar o mínimo exigido para aprovação em uma ou mais áreas de conhecimento pode requerer novos exames em data a ser fixada pelo Cesec. As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

Localização

As 48 Bancas Permanentes de Avaliação contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro:https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/supletivo/2013/Relao%20Bancas%20Nova.pdf