Atividades visam o empoderamento e a valorização dos surdos e da Libras
A rede estadual de ensino está se mobilizando para realizar atividades do Setembro Azul, uma proposta da comunidade surda brasileira que incentiva a realização de diferentes atividades com foco no empoderamento e na valorização dos surdos e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nos Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e nos Núcleo de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, as atividades estão sendo realizadas desde o início do mês. Já nas escolas estaduais, a proposta da Secretaria é que as atividades aconteçam entre os dias 23 e 30 de setembro.
O Núcleo de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica, em Januária, realizará no dia 26 de setembro uma passeata para difundir a Libras e a cultura dos surdos na sociedade, como conta a coordenadora, Valdeth Rodrigues Pereira Vale. “Na nossa região é grande a necessidade de divulgar a cultura dos surdos. Aqui as pessoas não têm muito conhecimento da Libras e fica difícil a comunicação com o surdo. Eles se sentem pouco inseridos na comunidade. A partir de ações como essa, esperamos que a comunidade comece a procurar mais o Núcleo”, conclui.

Ainda segundo Valdeth, para a passeata foram produzidas faixas e gravado um áudio no qual será ressaltado o objetivo do setembro azul e as demais atividades que serão realizadas pelo Núcleo, como palestras e encontro de pessoas com surdez.
Já no CAS de Montes Claros, as atividades foram realizadas no início do mês. Além de divulgar as várias datas de lutas e conquistas dos surdos, também foram discutidos temas que permeiam o dia a dia da sociedade. “Discutimos questões como legislação de trânsito, afetividade e sexualidade. Foram palestras que abordaram temas comuns da vida do cidadão e não apenas a Libras. O surdo está inserido e faz parte da sociedade e também gosta de discutir esses temas”, destaca a coordenadora do CAS, Margareth Barcelos Guimarães Veloso.
As palestras contaram com a participação de toda comunidade atendida pelo CAS. “O seminário foi muito bom. Os surdos gostaram bastante. As famílias deles também participaram”, conclui Margareth. No CAS de Montes Claros, também foram realizadas oficinas de artes.
No CAS de Governador Valadares, as atividades serão realizadas nesta sexta-feira (23/09), no sábado (24/09) e na próxima segunda-feira (26/09). Serão realizadas oficinas de Libras, exibição de filmes, dinâmicas e troca de experiências.
Já no CAS de Diamantina, serão realizadas contação de histórias e palestras. As atividades acontecerão no próximo domingo (25/09).

Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez
Os CAS têm por objetivo trabalhar propostas para a educação de surdos. Eles trabalham no aspecto da formação continuada dos professores, oferecendo cursos de Libras e de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. Neles também são produzidos materiais didáticos acessíveis ao estudante surdo, como vídeos didáticos em língua de sinais, além da capacitação de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Secretaria conta com CAS nos municípios de Belo Horizonte, Montes Claros, Varginha, Diamantina e Uberaba.
Setembro Azul
O mês de setembro foi escolhido porque conta com três datas comemorativas importantes: dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial das Línguas de Sinais; dia 26 o Dia Nacional do Surdo e 30 de setembro Dia Internacional dos Surdos. Já a cor azul foi escolhida como símbolo do “Orgulho Surdo” para homenagear todos os surdos que morreram durante o Holocausto.