Iniciativa é resultado de uma parceria entre a Utramig e o PlugMinas que beneficia 80 jovens
Jovens residentes em áreas de vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 24 anos e que já concluíram ou cursam o Ensino Médio em escolas públicas de Belo Horizonte ou região metropolitana participaram ontem (12/09), no PlugMinas, da aula inaugural do programa Pixel. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e o PlugMinas e oferece cursos de qualificação profissional aos jovens.
São 80 alunos distribuídos pelos cursos de Design Gráfico e Web Design, Programação Web e Programação de Dispositivos Móveis. Os cursos são gratuitos e ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
![]()
Segundo o coordenador da iniciativa, Francisco Mello Castro, os cursos do Pixel vieram para atender uma demanda específica, que é formar profissionais aptos a atuar nas startups mineiras. “Várias empresas estão tendo dificuldades em encontrar profissionais qualificados para entrar nesse mercado que é diferente do mercado tradicional. Os currículos de todos os cursos do Pixel foram construídos juntos com algumas das maiores startups de BH. Elas também ajudaram a construir as competências que devem ser trabalhadas com os alunos e nos apontaram as características que estão procurando quando contratam. Tentamos pensar o máximo possível em um curso para encaminhar os alunos para o mercado ou que os incentivem a criar sua própria empresa”, conclui. Um startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.
Diego Santos Tomaz é aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte. Ele participa do curso de Programação de Dispositivos Móveis e espera aprimorar seus conhecimentos durante a qualificação. “Já fiz um curso de Redes e quero atuar na área de Tecnologia da Informação. Espero que esse curso me ajude a aprender mais sobre a área”, conta.
Já Anderson Thadeu Souza Almeida, de 19 anos, está concluindo o Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Poeta Murilo Mendes. O estudante conta porque resolveu fazer o curso. “Me interesso muito por essa área e pretendo fazer meus próprios aplicativos e quem sabe atuar em uma grande empresa”. O estudante também vai fazer o curso de Programação de Dispositivos Móveis.
![]()
Aula inaugural
Durante a aula inaugural realizada ontem, no PlugMinas, os alunos conheceram um pouco mais sobre os cursos e os professores que irão contribuir para sua formação. Na abertura da aula, o presidente da Utramig, Lindomar Gomes, ressaltou a importância de haver troca de experiências entre estudantes e professores.
Já a Gerente Executiva do PlugMinas, Silvana Veloso, destacou que a parceria com a Utramig marca o início das atividades do núcleo de tecnologia que está sendo criado no PlugMinas. “A ideia com essa parceria é fortalecer o núcleo de tecnologia, que está sendo implementado no PlugMinas. A parceria é interessante, porque reduz os cursos e soma com os parceiros. A Utramig tem os professores adequados, material didático e toda uma experiência nessa área. Aqui no Plug nós temos o espaço e a integração pedagógica. É o primeiro passo de uma parceria que vai ser permanente”, conclui.
Os cursos
Os cursos de Programação Web e Programação de Dispositivos Móveis terão carga horária de 200 horas. Já os cursos de Design Gráfico e Web Design terão carga horária de 160horas.
Espaço Criança Esperança
Além dos cursos ofertados no PlugMinas, também serão realizados cursos no Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (Serra). São 60 estudantes divididos em duas turmas de Marketing Digital e uma de Programação de Sistemas.