Ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está possibilitando que servidores da educação e estudantes do 2º ano do Ensino Médio participem de um curso de inglês gratuito. A capacitação, que é a distância, é ofertada por meio do programa Idioma Sem Fronteiras.

Carolina Nassar Gouveia é professora do Ensino Médio na Escola Estadual Sinhá Moreira, em Santa Rita do Sapucaí, desde 2013. Formada em Letras, a educadora acredita que o curso poderá motivar uma mudança profissional. “Eu sempre quis fazer um curso de inglês e agora consegui. O material é muito rico e a estrutura do curso nos estimula a trabalhar a escuta e a compreensão, que são duas habilidades que normalmente não são trabalhadas em sala de aula. Esse curso está me incentivando a começar a dar aula também de Língua Inglesa, porque quando terminar sei que vou me sentir muito mais preparada”, conclui.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sinhá Moreira, Letícia Merff, também participa do curso e conta como faz para conciliar as atividades do inglês com a rotina do Ensino Médio. “Estou aqui na escola na parte da manhã, faço curso à tarde e normalmente o inglês fica para a noite. Não consigo estudar todos os dias, por isso pego firme nos finais de semana. Estou gostando bastante do curso, as atividades são bem legais”.

Atualmente, 6.112 estudantes e servidores participam da capacitação. Eles representam as oito Superintendências Regionais de Ensino do Sul de Minas: Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Caxambu e Campo Belo.

Professores facilitadores

Os professores da rede estadual de ensino que lecionam Língua Inglesa em suas escolas, além de participarem do curso, atuam como facilitadores na própria escola, acompanhando de perto e de forma mais próxima as principais dificuldades dos alunos. No final do curso, eles receberão um certificado de concluinte e outro de professores facilitadores e poderão fazer vários outros cursos disponíveis no portal do IFSULDEMINAS.

O curso

O curso se organiza em três módulos de 200 horas. A capacitação teve início no segundo semestre de 2016 e será realizada até o segundo semestre de 2017. Ele é composto por uma série de atividades interativas e autoavaliativas, num total de 18 lições. Os exercícios e atividades estão disponíveis na plataforma on-line, cujo acesso é exclusivo para os participantes. O curso também conta com seminários virtuais para que os participantes possam tirar dúvidas.

Idioma Sem Fronteiras

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o principal objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês é incentivar o aprendizado da língua inglesa, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.