Através de videoconferência, coordenadores de juventude das 47 SREs discutiram ações para o dia 17 de setembro

A diretoria de Juventude da Secretaria de Estado de Educação (SEE), coordenadores de juventude e representantes dos estudantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram, nesta segunda-feira (5/9), de videoconferência para discutir estratégias de mobilização e acompanhamento da Virada Educação 2016: Escola em Movimento, que acontece no dia 17 de setembro.

“A orientação é que alunos e SREs produzam um planejamento para a Virada, incluindo plano de circulação nos territórios, com visitas a escolas e estratégias de comunicação e divulgação dos eventos, através de cobertura colaborativa nas redes sociais”, explica a diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho.

As ações no dia da Virada seguirão orientações de ações pedagógicas, discutidas durante a Semana Escola em Movimento (22 e 27 de agosto), dedicada à discussão sobre processos de avaliação –externa e interna – e ao planejamento das ações da Virada Educação 2016. As propostas de ações pedagógicas estão relacionadas aos quatro eixos da avaliação sugeridas na Semana: direito à aprendizagem; gestão democrática e participativa; fortalecimento do trabalho coletivo; e relação da escola com a comunidade.

SREs, SEEs e representantes de estudantes discutiram ações para o dia da Virada, através de videoconferência. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Além das atividades que as escolas oferecerão à comunidade, o dia da Virada será dedicado também ao lançamento da Campanha VEM 2016, um chamamento aos jovens em situação de evasão e abandono escolar, para que retomem os estudos em 2017. A campanha VEM deste ano acontecerá no período de 17 de setembro a 28 de outubro e os locais de inscrição serão as próprias escolas, que farão pré-matrícula dos interessados.

Segundo orientação da SEE, os pedidos de matrícula deverão ser acolhidos pelas escolas considerando os níveis e modalidades de ensino que já oferecem. Eles serão aceitos, mesmos para aqueles jovens que não residem nas proximidades da escola onde se matricularam. As escolas poderão apresentar pedidos de abertura de turmas adicionais ao plano de atendimento, considerando o crescimento da demanda por vagas, a partir da campanha Vem.