Festa é realizada há mais de dez anos

Tradicional entre os alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado e aguardada pelos moradores da cidade e Leopoldina, na Zona da Mata mineira, a Festa do Folclore é realizada há mais de dez anos pela escola de música. Este ano, os estudantes irão apresentar para toda a comunidade danças e músicas que retratam as culturas de diferentes países.

Segundo a diretora do Conservatório, Simone Ferreira Seoldo Ribeiro, “o objetivo da Festa é trazer as famílias para dentro da escola e não deixar morrer o folclore brasileiro. Este ano aproveitamos a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro e trabalhamos danças típicas de diferentes países”.

A festa contará com a participação de toda a escola. “Professores e alunos irão se apresentar. Além das danças, todos os naipes musicais do Conservatório participarão. Termos flauta doce, flauta transversal, violão, teclado, piano, saxofone, violino e canto”, ressalta Simone.

Festa é realizada há mais de dez anos pelo Conservatório. Foto: Divulgação Conservatório

 

A estudante Rebeca da Silva Figueira irá apresentar reggae e danças indiana e chinesa. Mesmo achando complicado no início, depois de muita pesquisa e estudo ela viu que era possível aprender essas danças. “Nessa festa vamos ter a oportunidade de mostrar para a comunidade diferentes culturas. Estudamos sobre todas e a indiana foi a que percebemos que têm movimentos que nunca imaginaríamos, mas a gente conseguiu fazer”, conta.

A Festa será realizada hoje (02/09), na pracinha em frente ao Conservatório e é aberta a toda comunidade.

O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado conta com 1.580 alunos que fazem aulas de educação musical e de educação profissionalizante.

Conservatórios

Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender as diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.