A Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo diretor da escola e composta por 3 a 5 avaliadores

Os educadores que se inscreveram para a “5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro” devem ficar atentos ao prazo de envio dos textos produzidos pelos estudantes. Cada escola inscrita deverá formar sua Comissão Julgadora Escolar. Essa comissão terá a tarefa de selecionar entre os melhores textos da escola apenas um por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende. Os textos selecionados deverão ser digitados no ambiente do Portal Escrevendo o Futuro, bem como impressos e enviados para a Comissão Julgadora Municipal até o dia 19 de agosto.

A Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo diretor da escola e composta por 3 a 5 avaliadores, que devem ser professores da Língua Portuguesa (não inscritos na Olimpíada); representantes dos pais de alunos; representantes da comunidade que dominem a Língua Portuguesa (como jornalista, escritor, ou representante da secretaria de educação). O acesso ao ambiente de envio do(s) texto(s) é disponibilizado apenas para o diretor da escola.

Para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoinstrucional “Avaliação de Textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. O curso está disponível online no Portal Escrevendo o Futuro e pode ser realizado pelos avaliadores nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um mediador ou orientador. 

A competição

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.

Este ano, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu 3.635 inscrições de escolas públicas mineiras. Dessas, 1.936 são da rede estadual de ensino. O número de professores da rede estadual de ensino que se inscreveu na competição também foi expressivo. Foram 4.549 educadores inscritos, sendo que o total de inscrições nas categorias foi de 11.130 (o mesmo professor pode se inscrever em uma ou várias categorias, de acordo com as turmas com que trabalha). Os dados são da coordenação da Olimpíada.