Regional conta com 24 escolas estaduais que oferecem ações da Educação Integral

A Educação Integral foi tema de diferentes atividades realizadas durante esta semana em escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Curvelo. Ao longo da semana, a coordenadora das Ações da Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação, Rogéria Freire de Figueiredo, visitou escolas e realizou encontros com educadores que trabalham com a iniciativa. A SRE Curvelo conta com 40 escolas estaduais e destas 24 oferecem ações da Educação Integral. 

“Estamos conhecendo as escolas e as possibilidades que os territórios oferecem. Também estamos incentivando a intersetorialidade com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a parceria com as secretarias municipais. Aqui em Curvelo, fizemos uma roda de conversa com estudantes e conversamos com professores e especialistas que atuam na Educação Integral”, conta Rogéria Freire de Figueiredo.

Projetos desenvolvidos pelas escolas da Educação Integral foram apresentados durante a capacitação. Foto Arquivo SRE

Rodriga da Silva Fonseca é professora da Escola Estadual Dr. Pacífico Mascarenhas, no município de Inimutaba. A escola foi visitada pela equipe da Educação Integral e os alunos tiveram a oportunidade de falar o que acham da iniciativa. “Os alunos colocaram as ideias deles e fizeram algumas reivindicações. Também tiveram a oportunidade de contar como as oficinas são realizadas. Na escola, a iniciativa tem um papel incentivador. É na escola que os alunos têm a oportunidade de se divertirem e interagirem uns com os outros”, afirma.

Este foi o primeiro ano que a Escola Estadual Sérgio Eugenio da Silva, na zona rural de Curvelo, desenvolveu as ações da Educação Integral e para a professora Silvane Malaquias encontros como o realizado ao longo da semana só enriquecem o trabalho desenvolvido. “Tudo está sendo muito novo. É uma oportunidade de estar aprendendo e mostrando o trabalho que estamos fazendo com os alunos. Temos muitas oficinas na nossa escola e, por causa da nossa localização, é na escola que os alunos se encontram. Daí já dá pra ver o quanto a iniciativa é significativa para eles”, diz.

Coordenadora das ações da Educação Integral da SEE, Rógeria Figueiredo, em visita à escola estadual da regional. Foto: Arquivo  SRE

 

Professora na mesma escola, Alessandra Pereira de Avelar, destaca os benefícios que a Educação Integral trouxe para sua escola. “Os alunos estão mais motivados porque na Educação Integral a gente descobre habilidades que no ensino regular é difícil de perceber”, conclui.

O diretor da Superintendência Regional de Ensino Curvelo, Mário Roberto Alves Trindade, destaca a importância das atividades realizadas ao longo da semana. “O objetivo é fortalecer essa política pública da Educação Integral no nosso território. Temos 1.105 alunos atendidos em 24 escolas que ofertam as ações da Educação Integral e a nossa meta para 2017 é ampliar esse número para 30 escolas atendidas”.