Objetivo foi trabalhar diretrizes e elaboração de projetos

No dia 08 de agosto, aconteceu no auditório da Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, um encontro de educação do campo. O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, em parceria com a EMATER – MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e o Campus Inconfidentes.

O encontro contou com nove escolas da rede estadual da Superintendência de Pouso Alegre. Cada uma com três representantes: um diretor, um especialista e um inspetor responsável pela escola. O objetivo foi trabalhar diretrizes e elaboração de projetos.

A analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, Rosiene Alves Teixeira, comenta que houve uma mudança na definição de escola do campo. Com as novas diretrizes, uma escola pode estar localizada na área urbana e ainda assim ser considerada do campo. “Antes, nós tínhamos duas escolas do campo. Essas escolas eram selecionadas através do IBGE. As escolas que tinham endereços de zona rural eram consideradas do campo. A partir de 2015 essas novas diretrizes orientam que as escolas que tenham cinquenta por cento mais um de alunos matriculados com endereços na zona rural já são consideradas escolas do campo. Esse encontro é um caminho para que essas escolas trabalhem de forma sistematizadas as orientações das diretrizes”, comentou Rosiene.

O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino Pouso Alegre, em parceria com a EMATER-MG e o Campus Inconfidentes. Foto: Paula Doná

Simone Merlo de Souza, assessora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, destaca a importância da parceria com o IFSULDEMINAS. “Essa parceria com o Instituto Federal tem o objetivo de aproximar a prática da teoria. O IFSULDEMINAS tem um know how muito grande na parte teórica. E nós temos a escola que funciona com a prática. E nossa pretensão é casar esses dois para que nossos professores tenham a formação teórica que o instituto pode oferecer”, destacou Simone.

A Coordenadora Técnica Regional da EMATER – MG, Flora Aparecida Teixeira Castro, destaca a importância do encontro e das parcerias para levar qualificação para os jovens do campo. “Nós trabalhamos com adolescentes, com juventude rural. Nós temos que conhecer mais, trabalhar integrados, para vermos as ações que podemos fazer para trabalhar com esse público que é tão importante para a reprodução social da agricultura, para sucessão familiar”, comentou Flora, chamando a atenção para o fato de a educação ser o que os jovens mais citam como razão para deixar o campo. “Nós temos que levar para eles a educação formal e qualificação técnica”, observou a coordenadora da EMATER.

O professor do Campus Inconfidentes, Luiz Carlos Dias Rocha, comenta que o IFSULDEMINAS está inserido na região sul do estado e automaticamente também está inserido com as problemáticas que se apresentam. “Educação do campo hoje é uma problemática da região, e as escolas estaduais estão iniciando os trabalhos com isso. Buscando uma valorização maior a respeito da formação humana dentro das escolas, da valorização dos agricultores, da valorização da cultura do campo nas escolas”, comentou Luiz Carlos. Ele destaca que encontros como esse buscam discutir o rural do ponto de vista de sua positividade, do seu lado bom. “A gente busca fazer com que nas escolas estaduais que são consideradas escolas do campo o ensino traga para dentro da sala de aula as questões culturais, os valores, o respeito, que são muito comuns no meio rural. Aproximar a família desse grupo”, destacou o professor.

Fonte: Instituto Federal Sul de Minas/ Roberto Mendonça Maranho