Cerimônia na comunidade Os Ciriacos, em Contagem, homenageou também a assessora da SEE, Elzelina Dóris dos Santos

Em ambiente de muita festa, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e a assessora da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Educação, a cantora Elzenita Dóris dos Santos, mais conhecida como Dóris do Samba, compuseram a lista de onze mulheres homenageadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Contagem e Comunidade Tradicional Os Ciriacos, de Contagem.

A secretária Macaé e a assessora Dóris foram contempladas com o prêmio  Efigênia Fancisca. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

O prêmio “Efigênia Francisca”, entregue no último sábado (29/07), consiste em uma honraria pública, concedida pelo município de Contagem, que tem como objetivo estimular a inclusão social das mulheres negras, por meio do fortalecimento das lutas e reflexões sobre as desigualdades vividas no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e sua trajetória na superação do racismo e contra a violência.

O evento homenageou 11 mulheres. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Efigênia Francisca Martins Muniz, homenageada com o nome da premiação, nasceu em 1947 e faleceu em 05 de março de 2006. Casou-se com Antonio Ciriacos com quem teve 8 filhos, 12 netos e 3 bisnetos. Ela criou ainda 6 filhos adotivos. Defendeu a comunidade, organizava festas de congado e resolvia conflitos em sua comunidade. Foi a grande Matriarca criadora da guarda do congo Feminina e sua primeira capitã regente.