Evento será realizado em Belo Horizonte até o dia 24 de julho

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou na manhã desta sexta-feira (22/07) das atividades do Festival Nacional de Artes e Culturas da Reforma Agrária, que será realizado em Belo Horizonte até o dia 24 de julho. Macaé Evaristo participou do painel temático Educação e Juventude, que discutiu dois temas: “Educação é direito e não mercadoria” e “Os desafios da organização da juventude”. O debate foi realizado no Centro de Referência da Juventude.

IMG 4321

Em sua saudação aos participantes, a secretária ressaltou que é muito importante pautar a educação em um momento como o atual. “Estamos enfrentando um cenário muito duro de intolerância e eu gostei muito do que os jovens disseram aqui. Estamos falando de salas de aula e não de jaulas. Essa oportunidade é fundamental para aprofundarmos nessa discussão”.

A secretária Macaé Evaristo destacou ainda as ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Educação com foco na Educação do Campo. “Aqui em Minas Gerais temos, na rede estadual, 350 escolas do campo. Estamos fazendo um trabalho em torno da formação de professores e de repensar a reorganização do trabalho dessas escolas. Acho que uma mesa que trata de educação e juventude para nós é fundamental, porque, eminentemente, é essa juventude que não está na escola, ou quando está, não está em suas comunidades, ou está em uma escola que não reconhece a sua cultura e sua tradição”, concluiu.

Além de representantes do Coletivo Nacional da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também participou do painel a professora da Universidade Federal da Bahia, Celi Tafarel. A educadora apresentou para os jovens pontos marcantes da educação no Brasil. “Em 2003, nós só tínhamos 8% da juventude na universidade, não tínhamos institutos federais e não podíamos dizer que a educação era universalizada, porque as crianças não entravam na escola como deveriam entrar”, afirmou. Celi ainda completou dizendo que “a escola é fundamental para a classe trabalhadora e para o processo revolucionário”.

IMG 4391
Feira da reforma agrária
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, também visitou uma feira que está sendo realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, onde são apresentados produtos da reforma agrária, vindos dos mais diversos assentamentos e acampamentos. A feira é parte da produção do festival e apresenta mais de 160 toneladas de alimentos, dentre eles, produtos agroecólogicos, orgânicos, artesanatos, agroindustrializados e in natura.

Fotos: Reinaldo Soares/SEE