Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto

Até o dia 19 de agosto, escolas públicas de todo o país podem participar do 9º Concurso de Redação do Senado. Este ano, a iniciativa tem como tema “Esporte: educação e inclusão". Criado em 2011, o Projeto Jovem Senador seleciona 27 do ensino médio alunos de escolas públicas estaduais por meio de um concurso de redação. Um aluno de cada estado terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos senadores.

Para participar do concurso, é preciso ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no Ensino Médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema proposto.

Os 27 estudantes selecionados e os professores que orientaram a elaboração da redação terão a oportunidade conhecer, no mês de novembro, o funcionamento da Casa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e sessões no Plenário. Além disso, com a supervisão de consultores legislativos, os estudantes apresentarão e debatem projetos que, se aprovados pelo grupo, são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se acolhidos, passam a tramitar como projeto de lei no Senado. Desde 2011, foram apresentadas 39 proposições pelos jovens senadores.

O regulamento, a ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2015 e a carta do Presidente do Senado, compõem o kit encaminhado aos estados. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, no endereço: www.senado.gov.br/jovemsenador .

Confira AQUI o regulamento do concurso

O Projeto

A cada edição do Jovem Senador, é proposto um tema do concurso de redação. Cabe à secretaria de Educação de cada estado e do Distrito Federal selecionar três redações, que são enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora escolhe a melhor de cada estado e, posteriormente, as três melhores do país. Os 27 vencedores serão premiados com a viagem a Brasília e a oportunidade de atuar como jovens senadores.