Processo seletivo será composto pelo Enem 2016 e por curso de graduação em administração pública

A partir desta quarta-feira, 20 de julho, estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mês de novembro em todo o país poderão se inscrever para o concurso público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e da Fundação João Pinheiro que irá selecionar 40 candidatos ao ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O Edital Seplag/FJP Nº 001/2016 está disponível nas páginas da FJP e do Idecan.

Para ser classificado no concurso da Seplag/FJP, o candidato deve obter um mínimo de 350 pontos em cada prova objetiva e de 500 pontos na redação no Enem. Os primeiros 40 serão convocados para a segunda etapa, que consiste na frequência e conclusão do curso de graduação em Administração Pública, ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em Administração Pública é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima em seu conceito. Especificamente na área de administração, ocupa o terceiro lugar no país, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Com duração de quatro anos e de dedicação exclusiva, o curso oferece uma bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo.

Após formados, os bacharéis recebem o título de Administradores Públicos e são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual. Os EPPGG são profissionais aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder a até R$ 5.100 (cinco mil e cem reais), aproximadamente, considerando o vencimento básico acrescido de 100% (cem por cento) da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).

Inscrições

As inscrições para o concurso público 2017 custam R$ 60 (sessenta reais) e devem ser feitas até 20 de setembro no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - Idecan, ou na Central de Atendimento do Idecan em Belo Horizonte (Qualigraf - Rua Pará de Minas, 250 - Loja 05, Padre Eustáquio, Belo Horizonte/MG), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação João Pinheiro)