Trabalhos ficarão expostos até a próxima sexta-feira (15/07)
A Rainha de copas, a Branca de Neve e o Conde Drácula transitaram pelos espaços do núcleo Colabora nesta quarta-feira (13/07). Foi um dia de festa, que marcou o encerramento das atividades realizadas no primeiro semestre de 2016. Além da festa, os estudantes que participam da iniciativa também fizeram a abertura da “I Mostra Colabora”.
A Mostra, idealizada por alunos e professores, foi feita para apresentar para a comunidade um pouquinho do que foi desenvolvido ao longo dos quatro meses de atividades. São vídeos, fotos, trabalhos artísticos e spots, que estarão expostos até a próxima sexta-feira (15/07), no núcleo que funciona no PlugMinas.
“A Mostra representa um pouco do que os alunos realizaram dentro da oficina de Rádio, da oficina de Agência e Gráfica Jovem e também dentro de trabalhos que foram desenvolvidos para além dessas oficinas, como o ‘Se Cuida’, que foi realizado em parceria com os professores de Educação Física e Português. São trabalhos que foram feitos no âmbito das oficinas e que dialogaram o tempo todo com a escola”, ressalta a coordenadora do Colabora, Emanuela de Avelar São Pedro.
As atividades foram desenvolvidas entre os meses de março e julho e a coordenadora faz um balanço do trabalho realizado. “O balanço que é a gente faz desses quatro meses atuando na Educação Integral e dentro do Colabora é o mais positivo possível. Os próprios alunos experimentarem novas linguagens, trabalharam em um ambiente educativo e em um formato diferente. O que ficou de marcante de tudo isso é o tanto que conseguimos enxergar que ainda podemos crescer, que podemos fazer mais e ainda melhor”, conclui. As atividades do polo PlugMinas de Educação Integral foram realizadas em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC) no Colabora.
Toda a programação de encerramento das atividades foi desenvolvida e organizada por alunos como Erick Gustavo Sena, do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro, em Belo Horizonte. “Ajudei a selecionar os trabalhos que estão expostos e na organização da festa. Foi muito difícil, mas também foi muito prazeroso. É muito bom mostrar o nosso trabalho para todo mundo. Estamos ganhando reconhecimento pelo que fizemos”, pontua o estudante que participou das oficinas da Agência e Gráfica Jovem.
Stephanie Vitória de Jesus Pós Costa tem vários trabalhos expostos na Mostra e faz um convite para que as pessoas visitem a exposição. “É muito triste pensar que é uma mostra de encerramento, mas ela está muito legal. É um pouquinho do que a gente fez e têm coisas muito interessantes”, conta a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico, também em Belo Horizonte.
Boas lembranças e aprendizado são o que o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico, Vinicius Gabriel Rodrigues, vai levar dos quatro meses de atividades. “Eu participei das oficinas de rádio. Aprendi a fazer programação, entrevistas, gravações e foi tudo muito bom. A gente ria muito, mas além de nos divertimos também aprendemos muito e o que fizemos está apresentado nessa Mostra”.
A Mostra pode ser visitada até a próxima sexta-feira no núcleo Colabora do PlugMinas, que fica localizado na Rua Santo Agostinho, 1441, bairro Horto, em Belo Horizonte.