Capacitação em Tecnologia Assistiva para Deficiência Visual começou em junho e termina em outubro deste ano
Muitas são as dificuldades que distanciam as crianças e adolescentes com deficiência visual do acesso à educação e de uma vida de inclusão. É nesta questão que atua a chamada tecnologia assistiva, que possibilita aos estudantes com deficiência visual serem melhor atendidos nas escolas regulares.
Neste sentido, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está oferecendo, no período de junho a outubro deste ano, uma capacitação em Tecnologia Assistiva para Deficiência Visual para os professores da rede estadual de ensino, por meio dos Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual e Núcleos Januária e Governador Valadares (CAPs). Estão sendo contemplados os professores que já participaram do Curso Básico da Deficiência Visual, em 2013 e 2014.
O objetivo da iniciativa da SEE é proporcionar ao estudante com deficiência visual maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação da comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado e trabalho, além da integração com a família, amigos e sociedade.

Na prática, em se tratando de estudantes com deficiência visual, o lugar por excelência da atuação da tecnologia assistiva é a sala de recursos multifuncional, onde se oferece um serviço que identifica, elabora e disponibiliza processos que ampliam a participação do aluno com deficiência nos desafios educacionais propostos pela escola.
Entre as tecnologias de atendimento ao estudante constam o leitor de tela NVDA e sistema Dosvox, livro digital acessível Mecdaisy, máquina Braille, uso de impressora Braille e programa Braille Fácil, scanner de voz, como também os recursos de acessibilidade já existentes no sistema operacional do computador.
A capacitação está acontecendo nas cidades de Belo Horizonte, Patos de Minas, Uberaba, Três Corações, Montes Claros, Januária e Governador Valadares. Em setembro, será ofertado também o Curso Básico da Deficiência Visual, com carga horária de 160 horas, para professores de Atendimento Educacional Especializado – sala de recursos, com prioridade para os que foram nomeados pelo concurso da Educação Especial - Edital 05/2014. Esta capacitação acontecerá no CAP Instituto São Rafael, em Belo Horizonte.