Seminário será em Belo Horizonte nos dias 2 e 3 de agosto

Os interessados em participarem do Seminário que vai discutir a segunda versão da Base Nacional Curricular (BNCC), que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 2 e 3 de agosto, podem se inscrever até as 17h desta sexta-feira (08/07). As inscrições devem ser feitas nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para os candidatos da rede estadual, e na Undime-MG, para candidatos das redes municipais de ensino. O resultado dos selecionados deve ser divulgados no dia 15/07 sites www.educacao.mg.gov.br ewww.undimemg.org.br. Confira aqui a Chamada Pública.

No Seminário, os selecionados vão analisar e opinar sobre a segunda versão do documento preliminar da BNCC divulgada pelo Ministério da Educação em 3 de maio, entregues ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Todos os estados da Federação irão realizar encontros para avaliar a nova versão. Cada um desses encontros deverá responder à questão: “quais os aspectos que o Estado acrescenta, altera ou suprime do documento da 2ª versão preliminar do BNCC?”. Cada estado enviará relatórios dos seminários para o Comitê Gestor Nacional, formado pela Undime e o Conselho de Secretários Estaduais de Educação, que sistematizará os dados e enviará para apreciação do Conselho Nacional da Educação.

A construção da BNCC para educação básica é uma atribuição do Ministério da Educação para atendimento de metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE). Antes do PNE, a demanda por uma base nacional comum curricular já constava das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e nas diretrizes específicas para o ensino fundamental e o ensino médio, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) entre 2009 e 2012.

A BNCC é constituída pelos conhecimentos fundamentais, a que todo estudante brasileiro deve ter acesso para ter seus direitos à aprendizagem e, ao desenvolvimento, assegurados. Esses conhecimentos devem constituir a base comum do currículo de todas as escolas brasileiras.

Em todas as áreas são propostos objetivos de aprendizagem para as diferentes etapas tendo por referência as características dos estudantes em cada etapa da educação básica, suas experiências e contextos de vida social. São considerados, ainda, na definição desses objetivos, os critérios de relevância e pertinência, como expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.