Atividades foram realizadas no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e na Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira, em Ribeirão das Neves

O Instituto de Educação de Minas Gerais, uma das escolas mais tradicionais de Belo Horizonte na oferta do Curso Normal, realizou durante esta semana a “I Semana Pedagógica do Curso Normal”. O evento, que contou com a participação dos 405 estudantes do curso, serviu para abordar temas específicos e fundamentais ao trabalho com as turmas de educação infantil.

“É a primeira vez que realizamos um evento como esse e isso mostra que a escola não abriu mão da questão da formação, que já é tradição para nós”, ressalta a diretora da escola, Alexandra Aparecida Morais.

Curso Normal do Instituto de Educação de Minas Gerais é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte.Foto: Arquivo da Escola

 As atividades foram realizadas por meio de palestras ministradas por profissionais que trabalham com a educação infantil e por atividades que proporcionaram a troca de experiências. Também foram realizadas oficinas de dobraduras e jogos didáticos. “O curso não pode ser feito só em sala de aula, é importante os alunos ouvirem experiências de outros profissionais e isso motiva muito os alunos”, conclui Alexandra.

A Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira, em Ribeirão das Neves, também realizou um seminário para discutir a educação infantil. O “I Seminário Educação Infantil em Debate” foi realizado entre os dias 20 e 22 de junho com o intuito de promover reflexões sobre temas relevantes da educação e ampliar o olhar para questões que envolvem a infância, as crianças, suas singularidades, diferenças e a prática pedagógica na primeira etapa da educação básica.

Foram três dias de intensos estudos, debates, palestras, divulgação de pesquisas científicas realizadas pelas alunas do magistério nas escolas públicas municipais, relatos de experiências, apresentações artísticas e culturais de artistas nevenses, exposição de trabalhos, entre outras atividades.

Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira realizou o primeiro seminário para discutir o tema. Foto: Arquivo da Escola

 Segundo a organizadora do evento, professora Karine Fernanda, o seminário foi o primeiro passo para que novas ações de promoção de uma educação de qualidade sejam realizadas no município. “As creches e pré-escolas têm como centralidade o pleno atendimento à criança. Por essa razão, esses constituintes são fundamentais para garantir seu desenvolvimento integral, a formação da identidade e a ampliação de suas experiências”, avalia.

Curso Normal

Ofertado pela Secretaria de Estado de Educação, o Curso Normal tem duração de um ano e meio. Nele, o educador recebe uma formação a partir de eixos, tópicos e conteúdos que contemplam temas como história da infância e da educação infantil, políticas públicas e legislação, crescimento e desenvolvimento da criança, instituição da educação infantil e cotidiano, identidade profissional e concepção do processo de alfabetização.