Seminário foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A

Com o objetivo de promover a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado sob o ponto de vista dos saberes e das práticas, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A realiza entre os dias 30 de junho e 01 de julho o do “I Seminário de Educação inclusiva da SRE Metropolitana A: Saberes e Práticas”.

O encontro conta com a participação de cerca de 350 diretores de escolas estaduais, professores de apoio, professores de sala de recurso, inspetores escolares e supervisores pedagógicos. O encontro está sendo realizado no PlugMinas.

Seminário conta com a participação de cerca de 350 educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Foto: Reinaldo Soares ACS/SEE
A abertura do Seminário contou com a participação do Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Hercules Macedo, que destacou a importância de evento. “Ações como essa são importantes para que a gente continue a trabalhar por uma educação que acolha a todos. Não basta que a escolha receba, é preciso que ela faça a diferença positiva na vida dos nossos alunos”.

Já a Diretora da Diretoria de Educação Especial da SEE, Ana Regina de Carvalho, ressaltou que os participantes devem aproveitar ao máximo o momento para esclarecer dúvidas e refletir sobre o Atendimento Educacional Especializado. “Este Seminário vai ajudar vocês a entenderem melhor a Educação Inclusiva nas suas escolas. É um momento que há muito tempo a gente idealizava. Que vocês possam se energizar, refletir, trocar experiências e levar todo o aprendizado para suas escolas. É importante também que aproveitem essa oportunidade para apresentar suas demandas”, concluiu.

O Seminário conta com palestras, apresentações de oficinas e relatos de experiências de pais de alunos e professores que atuam na educação inclusiva, o que segundo a diretora da SRE Metropolitana, Idalina Franco de Oliveira, vai contribuir para a realização do trabalho que é desenvolvido nas escolas.

Seminário conta com apresentação de experiências e de trabalhos realizados pelas escolas. Foto: Reinaldo Soares ACS/SEE

Entre as participantes do Seminário está Simone Guedes Coutinho. Professora de apoio da Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, a educadora destaca os desafios de atuar no Atendimento Educacional Especializado. “O nosso maior desafio é fazer um trabalho que contemple o que é realmente necessário. Fazer uma articulação bem feita com todas as disciplinas para que o aluno não fique dentro da sala de aula apenas por estar, mas que ele consiga realmente aprender”, pontua.

Já o professor de apoio da Escola Estadual José Bonifácio, Vinicius Santos Guedes, destaca que o Seminário irá ajudar os educadores a vencer as dificuldades. “Pretendo aproveitar cada experiência que for passada. Esse é um momento para esclarecer as dúvidas que existem e mostrar quais ferramentas podemos utilizar para aprimorar o nosso trabalho”.

Confira aqui as ações realizadas na Educação Especial