Iniciativa da SRE de Poços de Caldas busca redução no consumo de energia elétrica nas escolas

Disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica e promover a conscientização da comunidade escolar de Poços de Caldas para o seu uso racional. Estas são as propostas do projeto educacional de eficiência energética intitulado “Escolas e Cidadãos Ecoeficientes”, que está sendo executado, desde abril deste ano, pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, em parceria com o Departamento Municipal de Eletricidade - Distribuição (DMED).

A iniciativa transforma os alunos em agentes multiplicadores do uso correto da energia elétrica. O intuito do projeto é que o conhecimento adquirido pelos alunos ultrapasse os muros das escolas e seja compartilhado com os familiares e a comunidade. Também estão sendo realizados concursos para premiar a escola que tiver maior redução percentual no consumo de energia elétrica e maior arrecadação per capita de materiais recicláveis, além de feira pedagógica sobre as fontes de geração de energia.

Professores participam da 1ª reunião de monitoramento do projeto educacional. Foto: Divulgação SRE de Poços de Caldas

De acordo com a assessora pedagógica da SRE, Noêmia Furtado, as escolas devem funcionar como polos irradiadores da consciência ecológica. “As escolas de ensino fundamental são fortes aliadas para a divulgação da questão ambiental. Estamos promovendo mudanças comportamentais e de valores éticos em nossos alunos, visando capacitá-los a ter atitudes e comportamentos ecologicamente corretos. Os resultados já podem ser observados no dia a dia da rotina escolar”, afirma Noêmia.

A assessora considera os professores peças fundamentais nesse processo de conscientização da comunidade escolar e da sociedade, afinal, é por intermédio deles que ocorrerão todas as mobilizações. “A formação dos professores no que tange à educação ambiental é essencial, a fim de fornecer um embasamento multidisciplinar em suas práticas pedagógicas. Só assim será garantida aos nossos alunos uma visão clara, abrangente e sem distorções”, avalia.

Noêmia destaca ainda que um projeto ambiental de qualidade e que venha a trazer bons resultados, deve ser iniciado, antes de qualquer coisa, com o comprometimento e a participação efetiva de professores, alunos e funcionários. “Somente dessa forma será promovida uma mudança dos valores culturais negativos que se estabeleceram desde longa data. Entender os objetivos e a finalidade deste projeto vai trazer inúmeros benefícios no que tange à qualidade de vida e ao desenvolvimento da comunidade”, finaliza.