Evento será realizado entre os dias 20 e 21 de junho em Belo Horizonte
Nos dias 20 e 21 de junho, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizará em Belo Horizonte a Roda de Conversa Afroconsciência. O evento tem o objetivo de promover o diálogo entre os diferentes atores do cenário educacional mineiro sobre a necessidade de promover, no âmbito da Educação Básica, a reflexão, o debate e o trabalho científico sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais.
A Roda de Conversa contará com a participação de educadores da rede estadual de ensino, professores representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) e demais núcleos ou departamentos dos Institutos de Educação Superior (IES) que trabalham com a temática Étnico-racial.
Durante o evento, será discutido com os participantes o processo de criação dos Núcleos de Estudos Africanos e Afrobrasileiros e da Diáspora (NUPEAAs) nas escolas estaduais. A Roda de Conversa Afroconsciência constitui-se como estratégia de repasse da proposta e alinhamento sobre a metodologia de implementação dos Núcleos.
Os Núcleos funcionarão nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), com previsão de criação de cinco unidades por regional, e serão abrigados em escolas chamadas de “Escolas Polo”. Os trabalhos dos Núcleos serão acompanhados por um docente e um pedagogo vinculados às escolas, que irão compor a coordenação pedagógica. O objetivo da ação é potencializar o desenvolvimento intelectual, social e acadêmico dos jovens do Ensino Médio das escolas estaduais mineiras e favorecer a efetiva implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A ação integra a agenda da Campanha Afroconsciência.
A Roda de Conversa terá como palestrantes a doutora em História da Universidade de São Paulo, Vanicleia Silva Santos; a doutoranda em História Social da Cultura pelo programa de pós graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, Rogéria Cristina Alves; a doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, graduada e mestre em Ciências Sociais, Ana Lúcia Silva Souza; a Jornalista, pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, integrante do grupo de pesquisa Midiato (ECA-USP) e professora do Curso de Especialização do Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da Universidade de São Paulo, Rosane da Silva Borges; e do Mestre em História Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Marcos Cardoso.
Afroconsciência
A iniciativa objetiva divulgar junto à comunidade escolar a necessidade de se trabalhar essa temática de forma permanente, permeando todos os universos disciplinares, na perspectiva de oferecer aos jovens mineiros uma leitura histórica inclusiva.