Apostando em parcerias, escola estadual de Patos de Minas oferece atividades em outros espaços públicos da cidade

Na Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, localizada em Patos de Minas, as ações da Educação Integral ultrapassam os muros da escola. Aulas de dança, informática, visitas ao museu e ao parque são realizadas cotidianamente graças às parcerias firmadas entre a escola e diferentes parceiros.

patos4

 

Entre as parcerias desenvolvidas pela escola está a realizada com o posto de saúde, na qual profissionais vão até a escola e fazem a escovação dos alunos e aplicação de flúor e com o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) para que os alunos desenvolvam atividades de dança, taekwondo, e informática. “Também temos parceria com a UAITec e os nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental fazem cursos profissionalizantes. Muitos já saem para o mercado de trabalho como menor aprendiz”, afirma a diretora da escola Valéria Gonçalves.

Os estudantes também têm aulas de flauta e de canto, como conta a diretora. “As aulas de canto acontecem uma vez por semana. Os alunos que participam dessas aulas integram o nosso coral, que faz apresentações em diferentes eventos comemorativos da nossa cidade”.

Segundo a Valéria, as parcerias acontecem porque a escola se esforça em oferecer as ações. “Nós vamos atrás. No início a gente procurava muito, agora eles já ligam perguntando se a gente quer desenvolver as parcerias”. A gestora destaca ainda que “essas ações são muito importantes para os estudantes. Eles têm a oportunidade de participar e conviverem com diferentes meios e isso é muito enriquecedor. É uma oportunidade que eles têm não só de diversão, mas também de ampliação do conhecimento”, conclui.

patos2

A atividade que o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Jheferson Fernandes de Sousa, mais gosta são as aulas de dança, que acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs). “Ir para a praça é muito bom, aprendemos várias coisas e participamos de diferentes atividades. A minha preferida é a aula de dança”, conta.

Eduarda Fernanda Alves entrou este ano na escola. Aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, ela revela porque gosta tanto das atividades desenvolvidas na Educação Integral. “A gente faz exercício, pula, corre, dá cambalhota. É tudo muito bom, assim fica mais fácil aprender”.
Já o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Natael Vinicius da Fonseca Amorim, destaca a importância das atividades para sua formação. “Se eu não estivesse aqui na escola o dia inteiro estaria na rua. Meu bairro é um pouco perigoso e a rua não me traria nada de positivo”, pontua.

A coordenadora das ações da Educação Integral na Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, Kássia das Dias Silva, destaca que a Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros trabalha na perspectiva da cidade educadora. “É uma Educação Integral que a gente quer que aconteça em todas as escolas. Ela vai além das portas da escola, é prazerosa e tem como foco a aprendizagem”, destaca Kássia.

patos5