Número de bolsas em oferta para o segundo semestre deste ano supera em mais de 9 mil o total da mesma edição do ano passado

O Programa Universidade para Todos (ProUni) está com inscrições abertas para o segundo processo seletivo de 2016. São 125.442 bolsas, cerca de 9 mil a mais do que no mesmo período de 2015. As inscrições para participar do programa devem ser feitas até as 23h59 da próxima sexta-feira (10/06) no site da iniciativa. Do total de bolsas ofertadas, 68.350 são parciais e 57.092, integrais.

Pode participar do processo seletivo do ProUni o candidato que tenha feito o Enem de 2015 e alcançado pontuação mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Ao se inscrever, o estudante deve indicar o número de inscrição e a senha usados no Enem, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato pode fazer duas opções de curso e de instituição. Durante o período de inscrições, é possível alterar as opções quantas vezes achar necessário.

Após o período de inscrições, serão feitas duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 13 de junho e o da segunda no dia 27 do mesmo mês. Os selecionados devem comprovar os dados e providenciar a matrícula do dia 13 até o dia 20, no caso da primeira chamada, e de 27 de junho a 1º de julho, na posterior.

Prouni

Voltado para estudantes que tenham feito Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular, pessoas com deficiência e professores, o ProUni oferece bolsa de 100% a alunos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. A bolsa parcial é destinada àqueles com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Com informações do Ministério da Educação