Primeira fase da competição será realizada no dia 07 de junho
As provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas na próxima terça-feira (07/06). Nessa reta final para a primeira fase da competição, ainda dá tempo de reforçar o conteúdo aprendido, e a própria organização da Obmep ajuda os estudantes nesta tarefa. A Olimpíada disponibiliza ferramentas que auxiliam os jovens na preparação para as provas.
Uma das opções é o Banco de Questões, que pode ser encontrado na aba ‘material didático’ do site www.obmep.org.br. Desde sua primeira edição, em 2005, a Olimpíada disponibiliza uma série de problemas e desafios de Matemática para alunos e professores e todo esse material pode ser acessado. O objetivo do Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da Obmep.
Os alunos também podem ter acesso às provas das edições anteriores da competição no site. A partir da edição de 2011, as soluções das provas estão disponíveis em vídeo, com professores explicando cada questão dos três níveis da competição. As provas também estão disponíveis na aba ‘material didático’.
Outra opção é o Portal da Matemática da Obmep, que oferece a todos os alunos e professores do país videoaulas de Matemática que cobrem o currículo do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contará com a participação de 17.839.424 estudantes na primeira fase. Desse total, 1.910.226 são mineiros. Os estudantes inscritos são de 4.583 escolas públicas de Minas Gerais.
A competição
Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país. A competição tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.
A Obmep é realizada em duas fases. Na primeira, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) são aplicadas nas próprias escolas inscritas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Olimpíada, e selecionar os alunos com melhor pontuação.
Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados nas respostas. Nessa etapa, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A prova da primeira fase da competição será aplicada no dia 7 de junho, e da segunda, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.
Iniciada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Premiação
A 12ª edição da Obmep premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.