Palestra “Justiça Social e a mundialização da Educação: o papel dos docentes” foi ministrada no último sábado (21/05)

“A educação é um direito de todos, em qualquer lugar, independente da cor da pele, da sua origem ou lugar de nascimento. A educação é um direito público, um dever do Estado e de toda a sociedade”, destacou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, durante o encerramento do “IX Simpósio de Pedagogia”. A palestra de encerramento foi realizada no sábado (21/05), no campus Coração Eucarístico da PUC Minas.

Com o tema “Justiça Social e a mundialização da Educação: o papel dos docentes”, Macaé Evaristo ressaltou durante a palestra a importância da pedagógica para a melhoria da qualidade da educação e na conquista de direitos. “A pedagogia foi muito importante no enfrentamento cotidiano para que o Estado brasileiro alargasse sua compreensão no direito à educação”, afirmou.

Evento foi realizado no último sábado (21/05). Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

A secretária de Estado de Educação também lembrou fatos que marcaram a educação brasileira como a aprovação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12), da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei nº 11.738/08), e do Plano Nacional de Educação, além da construção da Base Nacional Curricular Comum.

Com o tema “Diversidade, Preconceito e Processos de Inclusão/Exclusão”, o seminário contou com a participação de estudantes licenciatura em Pedagogia, Geografia, História e Letras. A chefe do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-MG, Sheilla Brasileiro, ressaltou que, desde o dia 18 de maio, data em que o evento teve início, mais de 400 estudantes participaram do Simpósio. “Foram quatro dias de trabalho intenso, que nos fizeram pensar muito. A palestra de encerramento ministrada pela professora Macaé além de nos provocar, nos faz questionar também”.