Alunos terão acesso às novas tecnologias e redes com conteúdo pedagógico

As escolas estaduais Luiz Salgado Lima, de Leopoldina, e Marieta Soares Teixeira, de Cataguases, na Zona da Mata, receberam equipamentos para as salas de informática. As escolas são vinculadas ao sistema prisional.

As salas e os equipamentos foram entregues no início de abril pelo Secretário de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Nilmário Miranda, e pelo diretor da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, e Robson de Abreu Parreiras, da Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação.

São 20 equipamentos (10 em cada escola) instalados pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Superintendência. Segundo Robson Parreiras, as instalações foram configuradas com acesso apenas a ferramentas educacionais.

As salas atenderão a 40 alunos em Leopoldina e outros 80 em Cataguases. De acordo com Sidilúcio, todos são reeducandos, sendo que parte cursa anos de alfabetização e outros a Educação Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. “Essa é uma oportunidade de aprimorar o processo educacional das escolas prisionais. Precisamos recuperá-los e dar condições para que se capacitem e tenham acesso a cursos técnicos”, avaliou o diretor.

Para a diretora da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Josiane Badaró Ferraz, essa iniciativa poderá produzir avanços junto aos reeducandos, contribuindo com a melhoria dos conteúdos pedagógicos e aumento significativo de possibilidades.
João Dione Sarquer Augusto, vice-diretor da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, de Cataguases, acredita que os alunos estão recebendo um impulso significativo “para quem busca a recuperação, com acesso ao mundo da informática”.