Para participar é necessário que o estudante faça sua inscrição no portal Hora do Enem
Será realizado amanhã (30/04), o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 2,2 milhões de estudantes do último ano do Ensino Médio poderão fazer os testes. Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem. O teste será composto por 80 itens. O conteúdo será composto principalmente por assuntos estudados vistos nas escolas até abril. Os simulados seguirão o mesmo formato das questões Enem e é uma forma de avaliar como anda o aprendizado do estudante.
O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. Aqueles que dispõem de acesso à internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios, que poderá ser acessado de 0h às 20h de amanhã (30/04). Os candidatos devem ficar atentos, pois após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. A plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.
O simulado on-line é um recurso oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para este primeiro teste, serão oferecidos 120 mil pontos de internet, em todo o país. Tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para às 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.
Até a última quarta-feira (27/04) o portal da Hora do Enem recebeu 2.543.345 acessos, com mais de 9.911.289 visualizações na página do programa. São mais de 1,6 milhões usuários de 1.214 municípios, a maioria, 58,8%, acessando de um computador de mesa, enquanto 38,75% usa o celular. Quase 60% dos acessos foram feitos por jovens até os 24 anos. O público masculino também é maioria, chegando a 68,7% dos usuários.
Simulados
Além do provão deste sábado (30/04), estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.
Plataforma
A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.
Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 de abril no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.
A exibição do TV Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.
Enem 2016
As inscrições para a edição do exame começam no dia 09 de maio. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas estão marcadas para os dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.
(Com informações do Ministério da Educação)