Evento será realizado entre os dias 27 e 28 de abril, em Belo Horizonte

O Seminário Internacional Sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio, que acontece nesta quarta e quinta-feira (27 e 28/04), em Belo Horizonte, contará com a participação de palestrantes e de jovens de todas as regiões do Brasil. Para que a juventude tenha a oportunidade de apresentar os temas que consideram de maior relevância, foi realizada nesta terça-feira (26/04) uma oficina na qual cada rede de adolescentes pôde discutir as suas propostas de fortalecimento de rede e definir os temas ligados ao ensino médio a serem levados para o seminário.

Durante a manhã, os jovens foram divididos em grupos, que foram montados a partir de suas redes de organização. Cada grupo discutiu os temas de maior relevância para sua rede, levantando seus desafios e foram estimulados a fazerem proposições de ações que poderão ajudar a resolver os problemas levantados.

Já no período da tarde, foi realizado um compartilhamento das discussões e construída uma agenda comum. “A ideia foi sair deste encontro com os principais temas e propostas para que elas sejam compartilhadas durante o Seminário. Também foi proposto que eles pensem em formas de intervenções pontuais para serem realizadas ao longo do evento, seja em forma de músicas, de cartazes, entre outros”, destaca a diretora da Juventude da Secretaria de Estado de Educação, Pryscilla Ramalho.

Cerca de 150 jovens participaram da oficina. Foto: Élcio Paraíso

A oficina é realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. Para o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, Mário Volpi, “o Brasil conquistou grandes avanços no Ensino Médio, mas agora é preciso acelerar esse processo e garantir a qualidade do ensino”, afirmou.

Jônatas Porets da Silva é aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Simão da Cunha, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudante foi convidado pela escola para participar do Seminário e destaca que as discussões realizadas na oficina serviram para trocar experiências e apresentar realidades que ele desconhecia. “O jovem representa o futuro, então discussões como essa são muito importantes. Quando eu cheguei aqui ouvi manifestações de realidades de jovens que eu não conhecia e isso ilumina a nossa mente”, afirmou.

Já João Pinheiro de Melo Neto é alunos do 3° ano do Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba e integrante do Parlamento Juvenil do Mercosul, que aborda a temática “O Ensino Médio que queremos”. Para o estudante, o seminário representa uma mudança de paradigma. “Esse seminário dá voz à juventude e permite que as diferentes redes possam expressar suas inquietações e necessidades e elaborar proposições que possam mudar o cenário atual do Ensino Médio e, consequentemente, gerar uma mudança paradigmática da sociedade”, ressalta.

O evento

O Seminário Internacional Sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio é realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e conta com a parceria do Ministério da Educação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec.

Confira aqui a programação do evento.