Evento faz parte da programação de encontro regional de formação em Direitos Humanos, que traz reflexão sobre discurso de ódio presente na sociedade
#MenosÓdio #MaisRespeito. Essas hashtags representam a temática do debate que será realizado hoje, em Juiz de Fora, com a presença do teólogo Leonardo Boff e do artista Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas e ativista político conhecido entre os jovens nas redes sociais. Representantes de grêmios estudantis, jovens estudantes do Ensino Médio e professores das escolas públicas do município foram convidados para participar da mesa ‘Diálogos Abertos’, a partir das 18 horas, no Independência Trade Hotel. O evento, que tem a parceria da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, integra a programação do Encontro Regional de Capacitação em Direitos Humanos, que acontece o dia todo, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).
O objetivo da mesa Diálogos Abertos - #MenosÓdio #MaisRespeito, voltado especialmente para a juventude, é proporcionar uma reflexão sobre o discurso de ódio muito presente em nossa sociedade, que engloba todas as formas de expressão que propagam, incitam ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia e outras formas de violência baseadas na intolerância. Essa mesa buscará ainda sensibilizar as pessoas presentes para uma reflexão sobre a democracia, mobilizando-as para a defesa dos direitos humanos e a solidariedade para com as pessoas e grupos alvos dos discursos e atos de ódio.
O encontro regional de direitos humanos busca ainda mostrar caminhos que asseguram o enfrentamento às diferentes formas de preconceito, intolerância, discriminação, desrespeito e violência. A programação do encontro regional inclui as palestras “Direitos Humanos como Política Pública”, com o deputado federal Nilmário Miranda; “Centro de Referência em Direitos Humanos como Política de Estado e Ação de Governo”, com o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Sedpac, Leonardo Nader; “Enfrentar o ódio e o preconceito”, com o deputado estadual Durval Ângelo; e “A luta por novos direitos”, com a deputada federal Margarida Salomão. O evento tem a parceria do Centro de Referência em Direitos Humanos do Território da Mata e do Instituto Educação e Cidadania.
Com informações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac)